Bom Jardim Notícias.com

Assista aos vídeos de capacitação para conselheiros do Bolsa Família

Nº 33 • Agosto de 2011

Assista aos vídeos de capacitação para

conselheiros do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) acaba de lançar uma série educativa de vídeos de capacitação para os conselheiros das Instâncias de Controle Social do Programa Bolsa Família.

Ler mais…Com uma abordagem criativa, os vídeos apresentam os eixos centrais e estruturantes do Programa Bolsa Família (PBF), da atuação dos conselheiros no acompanhamento do Programa e no exercício do controle social.

O objetivo é facilitar a disseminação de conceitos e de orientações sobre processos de trabalho e sobre o papel do conselheiro e dos conselhos no Bolsa Família.

Dentre os temas tratados, estão o Orçamento Público Municipal (vídeo 8) e Ações que fortalecem o Controle Social do PBF (vídeo 11).

A Instância de Controle Social (ICS) é elemento fundamental na gestão do Bolsa Família, responsável por estabelecer uma parceria com o poder público local para a redução da pobreza das famílias beneficiárias e a promoção da inclusão social.  Para isso, é essencial que o conselheiro da ICS conheça as dimensões e os componentes do Programa.

Sugerimos que a série seja vista em grupo, de modo a provocar reflexão sobre o cotidiano da ICS e sobre como aprimorar sua atuação.

Para assistir aos vídeos, acesse o tema Controle Social no site do Programa Bolsa Família (www.mds.gov.br/bolsafamilia), como indicado abaixo. Clique então em ‘Vídeos de Capacitação de Conselheiros’. Você encontrará a lista dos vídeos com uma apresentação geral, conteúdos pertinentes ao tema e questões para discussão.

Os vídeos podem ser divulgados a todos que se interessem pela participação social nas políticas públicas. Podem ser exibidos em reuniões dos conselheiros, em atividades com beneficiários nos CRAS, em escolas e outros espaços com grande circulação do público PBF. A transcrição de cada vídeo também está disponível para download e impressão para que todos possam acompanhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta