Bom Jardim Notícias.com

Deputados discutem emancipação de municípios no País

O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) foi convidado para participar de uma audiência pública na Alepe. O convite partiu dos presidentes das comissões, de Constituição Legislação e Justiça, Raimundo Pimentel; e Negócios Municipais, Odacy Amorim. O petebista é presidente da Frente Parlamentar Mista para a Criação de Novos Municípios, criada recentemente em Brasília. No próximo mês, uma matéria deve ser encaminhada à Câmara sobre o assunto.
Ler mais…Segundo o deputado federal, sua ida a Alepe teve como principal objetivo, esclarecer aos presentes os critérios referentes à emancipação de novos Distritos, já discutidos entre o Governo Federal, Frente Parlamentar e movimentos emancipalistas dos Estados brasileiros. No seu pronunciamento, Maia forneceu um pacote de informações e subsídios para que as Assembleias antecipem a discussão de suas leis de emancipação dos Distritos pernambucanos, observando desde já os critérios já acordados em Brasília.Além de vários representantes de movimentos municipalistas de Pernambuco, estiveram presentes na audiência, prefeitos, vereadores e deputados estaduais, que também se pronunciaram favoravelmente ao tema e elogiaram a iniciativa do deputado federal. Odacy Amorim e Raimundo Pimentel se comprometeram em não só lutar, mas desde já estudar e apresentar aos colegas as proposições de emancipação dos distritos de Pernambuco, já adequadas à nova legislação que será votada em Brasília, “agindo assim, nossos projetos não serão declarados inconstitucionais”, finalizou Pimentel.
Veja a lista dos distritos pernambucanos das respectivas cidades que estão com projeto de emancipação tramitando na Assembleia Legislativa:

Nascente (Araripina) 5.813 habitantes

Curral Novo (Águas Belas) 7.487 habitantes
São Domingos (Brejo da Madre de Deus) 18.206 habitantes
Guanumbi (Buíque) 7.178 habitantes
São Domingos (Buíque) população não informada
Claranã (Bodocó) 9.537 habitantes
Laje Grande (Catende) 5.518 habitantes
Ponte dos Carvalhos (Cabo de Santo Agostinho) 75.000 habitantes
Ameixas (Cumaru) 8.424 habitantes
Fátima (Flores) 4.729 habitantes
Ponta de Pedras (Goiana) 8.808 habitantes
Apoti (Glória do Goitá) 4.895 habitantes
Nossa Senhora do Ó (Ipojuca) 34.578 habitantes
Serrolândia (Ipubi) 10.192 habitantes
Negras (Itaíba) 7.655 habitantes
Bonança (Moreno) 54.407 habitantes
Barra de São Pedro (Ouricuri) 8.518 habitantes
Izacolândia (Petrolina) pop. não informada
Rajada (Petrolina)9.833 habitantes
Pão de Açúcar (Taquaritingua do Norte) 9.500 habitantes
Caraibeiras (Tacaratu) 9.376 habitantes

Fonte: Alepe e Blog da Folha

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta