Bom Jardim Notícias.com

Homens também devem fazer exames para diagnóstico do câncer de mama

Homens também devem fazer exames para diagnóstico do câncer de mama

No Brasil, 10 mil pessoas morrem, todos os anos, por conta do câncer de mama. E engana-se quem pensa que as vítimas dessa doença são apenas mulheres. Os homens também precisam ficar atentos: fazer o autoexame e consultar um médico especialista são dois procedimentos essenciais. Porém, nem sempre isso é o que acontece. Principalmente por causa da vergonha, os homens demoram para ter um diagnóstico do câncer de mama.

ler mais…
LDe acordo com os médicos, a doença está ligada à predisposição genética. Por isso, quem tem casos de câncer da mama na família deve ficar ainda mais atento. Além disso, o consumo em excesso de alimentos gordurosos está entre os fatores que aumentam o risco.

Ainda assim, o câncer da mama é mais raro entre os homens: um em cada 100 casos. A maior incidência é entre os que estão acima dos 35 anos e, quanto mais a idade avança, maior a probabilidade do aparecimento de um tumor.

No hospital, o médico mastologista faz o exame minucioso das duas mamas e das axilas (foto) à procura de possíveis nódulos ou caroços. Para quem tem mais de 35 anos o autoexame é fundamental. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são grandes.

Por isso, mães, irmãs, esposas, namoradas e amigas podem ajudar a convencer os homens “resistentes” a procurar o médico e fazer os exames. Uma opção são os postos de saúde, que oferecem atendimento. Também existem hospitais públicos que dão assistência de graça.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta