Bom Jardim Notícias.com

Reciclagem de óleo de cozinha usado – como fazer sabão

Confira as receitas:

Receita 1:

– 5 litros de óleo de cozinha usado;
– 2 litros de água;
– 200 mililitros de amaciante;
– 1 quilo de soda cáustica em escama.

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Ler mais… Receita 2: com aroma

– 4 litros de óleo comestível usado;
– 2 litros de água;
– ½ copo de sabão em pó;
– 1 kg de soda cáustica;
– 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.

“O ideal é colocar esse óleo que não será mais usado em uma garrafa pet, aquelas de refrigerante, e encaminhar para a reciclagem. Atualmente, ONGs e empresas desenvolvem projetos de reutilização do óleo de cozinha, o que é bom para a economia e para a saúde do nosso planeta”, afirma Daysiellen.

Quem quiser produzir sabão em quantidades maiores pode fazer parcerias com pastelarias e barracas de pastel da feira, para colher o óleo que normalmente é jogado fora e doar para que seja transformado em sabão de boa qualidade.

Todo os créditos das receitas para nutricionista Daysiellen Cabral de Magalhães

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta