Bom Jardim Notícias.com

Maktub: Predestinação ou livre-arbítrio?

Maktub: Predestinação ou livre-arbítrio?

As pessoas fazem as coisas automaticamente, como máquinas, ou escolhem suas ações? Deus sabe de tudo que vai acontecer. Então estamos predestinados a agir de acordo com aquilo que ele sabe que vai acontecer?

Muitas pessoas acreditam que somos predestinados, que estamos aqui por alguma razão e que vamos seqüencialmente executar tudo o que já está escrito, como se fossemos personagens de um livro. Outros tantos acreditam que somos livres, que Deus nos deu a liberdade e fazemos dela o que quisermos. Uma minoria não sabe nem por que está aqui ou prefere não perder seu tempo pensando nisso.
Para os que já quebraram a cabeça pensando se somos livres ou predestinados já perceberam que tanto um quanto o outro ora apresenta-se como verdade absoluta, ora apresenta-se muito inconsistente, variando do dia ou da ocasião.
Bom, eis o que eu penso: Deus sabe de tudo, e isso é patente. Logo nossa história já está escrita, mas isso não quer dizer que seja predestinação. Quer dizer que Deus nos conhece tão bem que sabe o que vamos fazer quando recebemos determinado estímulo. Ele nos conhece tão bem que sabe quais escolhas faremos. Ele é onisciente e nos conhece melhor que a nós mesmos.
Temos o livre arbítrio. Na verdade, somos obrigados a ser livre, e se escolhemos nos prender às regras sociais foi por nossa livre e espontânea escolha. Para tanto você pode escolher viajar ou não, escolher que roupa irá vestir no casamento de sábado, escolher qual a cor do carro que você irá comprar: a escolha é sua. Mas Deus já sabia (e sabe das suas futuras escolhas) e não adianta tentar fugir disso. Ele te criou, por isso o conhece nos mínimos detalhes. O interessante é que Deus já sabe da nossa história, mas nós não, por isso nem adianta cruzar os braços e pensar: “já está tudo escrito, e o que tiver de ser será”. A vontade é nossa, nossa história somos nós que a escrevemos, Deus a conhece antes de nós, do começo ao fim, nos mínimos detalhes. Mas a direção e escolhas da sua vida estão em suas mãos.

E você, acredita ser predestinado ou livre para tomar suas próprias escolhas?
Fonte : Odacyr Roberth – Peripécias Psicológicas

Artigos Relacionados

setembro 13th, 2017

Deixe uma resposta