Bom Jardim Notícias.com

Pré-natal masculino é tão importante quanto o da mulher

Pré-natal masculino é tão importante quanto o da mulher

Os homens devem fazer exames pré-concepcionais e durante o pré-natal da parceira para garantir a saúde do bebê

 O ideal é que a mulher passe por uma bateria de exames antes de engravidar. Caso a gestação aconteça sem a consulta médica prévia, é importantíssimo que a mulher inicie um acompanhamento médico assim que descobrir que está grávida. No caso dos homens, o pré-natal masculino é tão importante quanto o da mulher para a saúde do bebê que está nos planos do casal ou que já está a caminho.

Isso significa que homem e mulher devem fazer uma série de exames na fase pré-concepcional, como VDRL (que pesquisa a sífilis), hepatites B e C, grupo sanguíneo e fator Rh, urina, HIV, glicemia e parasitológico para evitar possíveis doenças e contaminações. Enquanto a mulher faz uma série de outros exames – de dosagens hormonais a ultrassonografia mamária e colposcopia –, o homem deve fazer o espermograma, indicado justamente para avaliar as condições dos espermatozoides para a fecundação.

Eles resistem a cuidar da saúde
Segundo Eduardo Chakora, coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, os indivíduos do sexo masculino apresentam maior resistência para realizar atitudes preventivas com relação à saúde por uma questão cultural. “Os homens, de maneira geral, são educados para manter a aparência de que são fortes e autossuficientes”, comenta.

Portanto, se o homem não fez os exames na fase pré-concepcional, é fundamental que ele aproveite o momento da gestação da mulher para fazer a bateria de exames, que, acima de tudo, vai garantir a saúde do filho. O objetivo da campanha atual do Ministério da Saúde é, justamente, a de estimular os futuros pais a realizarem exames de rotina e específicos, como os de HIV/AIDS, sífilis e fator RH, e, sobretudo, a participarem ativamente na gestação, no parto e no desenvolvimento dos primeiros anos de vida da criança.

“A paternidade é ideal para sensibilizar os homens sobre a importância de se fazer exames regulares. Além disso, a realização do pré-natal masculino aumenta o vínculo entre a gestante e o companheiro, assim como entre ele e o filho”, afirma Chakora.

Ao se submeter a exames durante a gestação do filho, o homem se conscientiza sobre a importância de manter a saúde em dia e se torna mais compreensivo e participativo em relação à parceira e a esse momento tão especial na vida do casal.

Coletânea Editorial
Especial para o Terra

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta