Bom Jardim Notícias.com

Alimentos que nos fazem envelhecer

Alimentos que nos fazem envelhecer

A partir dos 30 anos, todas as pessoas devem se cuidar, especialmente em relação à alimentação. Quem não segue uma dieta saudável tem o organismo menos resistente, o que acaba aumentando as chances de adquirir enfermidades como hipertensão, diabetes e obesidade. Consequentemente, isso acelera o processo de envelhecimento.

Sobre o exercícios físicos, vale lembrar que o homem é um ser que já não gasta calorias para alimentar-se. Enquanto o pássaro voa para buscar comida e uma ovelha passeia pelo campo, o homem, especialmente o sendentário, limita-se à ida ao supermercado. Por isso, praticar atividades físicas é fundamental para quem deseja prolongar a juventude.Ou seja, além de aderir aos exercícios, quem deseja manter-se jovem por mais tempo deve evitar alguns alimentos que, além de não fornecerem os nutrientes de que precisamos, ainda nos fazem envelhecer. Confira alguns deles aqui no Cozinha Vapza!

Gorduras hidrogenadas
Muito utilizadas em guloseimas e margarinas, essas gorduras aumentam a possibilidade de ataques cardíacos. Por isso, é importante evitar o consumo de doces, bolachas ou qualquer outro alimento que tenha gordura hidrogenada em sua lista de ingredientes.

Olestra
Essa é uma gordura sintética criada para produzir batatas fritas sem gordura. Isso leva a pensar que é genial consumir um alimento feito com “gordura sem gordura”! Porém, a Olestra provoca mal-estar estomacal e outros problemas digestivos. Além disso, seu consumo estimula as pessoas a reduzir o consumo de frutas e verduras, por acreditarem que as frituras feitas com ela não oferecem mal algum.

Álcool
Quando consumidas em excesso, as bebidas alcoólicas também contribuem para a aceleração do processo de envelhecimento. Isso porque, pela grande quantidade de toxidade hepática, o álcool provoca o excesso de radicais livres em nosso organismo.

Gorduras saturadas de origem animal
Compreendem as carnes gordurosas, a pele de aves e os produtos lácteos, como queijo, leite e manteiga. Esses alimentos têm algumas contribuições para a dieta, com nutrientes que beneficiam o cérebro, porém não tanto que se devam consumir em excesso ou que o impeçam de serem substituídos por outros menos gordurosos.

Alimentos com essas substâncias são apenas alguns dos que podem trazer prejuízos à nossa saúde e, consequentemente, acelerar o nosso processo de envelhecimento. Além deles, existem outros, como aqueles com alto teor de sódio, ricos em conservantes, gorduras trans, etc.

Fonte: Blog Cozinha Vapza

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta