Bom Jardim Notícias.com

A origem dos antibióticos

A origem dos antibióticos

O medicamento conhecido como antibiótico é uma substância que pode interagir com organismos unicelulares ou pluricelulares que causam infecções no organismo animal. Seu efeito é de matar o microorganismo invasor. Normalmente sua função é de bactericida, ou seja, utilizado para interromper o ciclo de reprodução de uma bactéria invasora. Mas você sabe qual foi o primeiro antibiótico descoberto pelos cientistas?

Alexander Fleming era um médico microbiologista londrino do hospital St. Marys. Passou um longo tempo pesquisando substâncias capazes de matar as bactérias entre o período da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em 1928 dr. Fleming desenvolveu algumas pesquisas até chegar na penicilina.

A descoberta da substância ocorreu em uma situação peculiar e diferente. Dr. Fleming tirou férias no mês de agosto de 1928. Antes de viajar, ele acabou esquecendo placas de cultura de estafilococos na mesa. Normalmente as placas eram guardadas em geladeira. Depois das férias, quando voltou ao trabalho, no mês de setembro, ele percebeu que essas placas estavam com mofos. Separou-as para fazer a limpeza com lisol. Dr. Fleming percebeu então que em uma dessas placas havia um halo transparente em torno de um mofo. Logo ele percebeu que o fungo estava produzindo uma substância bactericida.

O fungo (mofo) da placa era o Penicillium (por isso o nome da substância antibiótica foi penicilina). O cientista passou então a reproduzir o fungo em laboratório e explorar o conteúdo das bactérias e seus reagentes naturais. Fleming logo abandonou as pesquisas e não utilizou a penicilina para fins terapêuticos.

Em 1940 doutores da Universidade de Oxford retomaram as pesquisas de Fleming. A partir de então, começaram a reproduzir a penicilina em escala industrial para uso medicinal.

A descoberta do antibiótico é considerado um feito do Dr. Fleming. Embora ele não tenha utilizado a substância comercialmente, se não fosse sua capacidade de bom cientista não teria percebido o halo transparente no mofo das placas de estafilococos. A penicilina mudou totalmente a história da medicina.

Juliana Miranda – Equipe do SitedeCuriosidades.com

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta