Bom Jardim Notícias.com

Conheça a Linguagem Corporal

Conheça a Linguagem Corporal

O corpo fala de outras formas além do uso da palavra. O que é expressado pelo corpo que não seja feito pela fala é considerado linguagem corporal. Ela corresponde à postura corporal, aos gestos do corpo e da face e das modificações na voz.

A postura corporal é a forma como as nossas partes do corpo estão “ajeitadas” umas sobre as outras. Há pessoas que sempre estão com os ombros caídos ou a coluna inclinada. Outras estão sempre com o peitoral empinado. Para cada analista corporal uma interpretação pode ser feita. O que o corpo estaria querendo falar com as duas posturas? O primeiro, de ombros caídos, pode corresponder ao medo, submissão e responsabilidade em excesso. No segundo, o peito estufado pode significar arrogância, desafio ou força.

Os getos emitidos pelo corpo e pela face também formam a linguagem corporal. Quando falamos, nossa cara pode reforçar o que dizemos como contrariar o conteúdo verbal. Muita gente que não sabe mentir é descoberta pela cara. O sujeito jura que está conseguindo enganar, porém a sua cara transimite a insegurança no que está dizendo, logo caracterizando a mentira. Enfim, o olhar, a expressão do rosto formam “o jeito que a pessoa falou algo”. Em gestos, o movimento das mão e do próprio corpo durante a fala ou durante atividades cotidianas correspondem a valores psicologicos e confirmações ou contradições com a mensagem falada.

A entonação vocal serve para dar interpretação a uma fala. Uma mesma frase pode ser dita em tom de desafio, medo e curiosidade por exemplo, somente pela variação da tonalidade da voz.
Portanto, a linguagem cororal está mais presente na comunicação do ser humano do que pensamos. Passe você a reparar no “jeito” das pessoas para melhor interpretar as mensagens que elas te passam. Você pode também reparar na forma como seu corpor interage com o mundo para ver se corresponde à mensagem que você quer emitir.

Juliana Miranda – Equipe do SitedeCuriosidades.com

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta