Bom Jardim Notícias.com

Por que sentimos vergonha alheia?

Por que sentimos vergonha alheia?

Sentir vergonha alheia é uma coisa comum em nosso cotidiano. Ver alguma pessoa em uma situação de constrangimento ou vergonhosa e sentir vergonha como se você estivesse no lugar daquela pessoa é um sentimento comum a todos os seres humanos. Ela é o constrangimento que se sente ao se assistir uma pessoa fazendo papel de ridículo.

Basicamente, sentimos vergonha alheia por que nos colocamos psicologicamente no lugar da pessoa que está passando por tal constrangimento ou agindo de maneira ridícula. Inconscientemente, você pode ser perguntar se você faria aquele ato constrangedor que está sendo feito por terceiro. Conscientemente, você se sente envergonhado por que você não passaria por determinada situação. Isso gera o sentimento de vergonha alheia.

Cientistas estudaram através de ressonância o processo cerebral em uma situação de vergonha alheia. Foram percebidas reações cerebrais em áreas responsáveis por processar a dor. Ou seja, a matriz da dor cerebral. Isso não é o único fator determinante para a existência de tal sentimento.

A co-dependência, ou até mesmo a empatia com a pessoa que está passando pelo ridículo, faz gerar tal sentimento.

Juliana Miranda – Equipe do SitedeCuriosidades.com

Artigos Relacionados

1 Comentário

  1. Teresa Monteiro
    28 de setembro de 2011 às 13:01 Responder & darr;

    Empatia: identificação com o sentimento do outro.
    Não é só a vergonha – ou não deveria ser – o sentimento que desparta empatia nas pessoas envolvidas numa circustância. Pode ser também, dor, alegria, raiva…
    A isso se chama, também, Amor, Compaixão. E é assim que nos humanizamos.

Deixe uma resposta