Bom Jardim Notícias.com

Cientistas estão avaliando a experiência das aves na construção de ninhos

Cientistas estão avaliando a experiência das aves na construção de ninhos

Ao contrário do que pensava alguns especialistas em aves, elas não nascem sabendo construir ninhos, diz pesquisa.

Um estudo desenvolvido por cientistas das universidades de Edinburgh, St Andrews e Glasgow, na Inglaterra, concluíram que os pássaros não nascem sabendo construir ninhos, e sim adquirem habilidades com experiências no decorrer na sua vida.

Foram observados Tecelões-Mascarados do Sul (Ploceus velatus), pássaros que habitam Botsuana (África), sendo constatado que estas aves constroem ninhos de gramas durante a estação do acasalamento, porém esses ninhos têm diferentes técnicas de construção; destacou-se que alguns pássaros constroem seus ninhos da direita para esquerda e outros da esquerda para a direita.

Foi escolhida esta espécie de pássaro devido à complexidade na estrutura de seus ninhos e por construir dezenas de ninhos por estação, permitindo monitorar as construções com diferentes estruturas feitas por um mesmo animal. Sugere-se que pássaros adquirem experiências na construção dos ninhos, usando para isso o aprendizado no desenvolvimento de suas habilidades.

Este estudo ajudará a entender melhor os pássaros, tornando quem sabe possível responder a seguinte questão: Os pássaros possuem capacidade de aprender ou suas habilidades são desenvolvidas por meio de repetições?

Patrick Walsh, da Universidade de Edinburgh, um dos autores da pesquisa comenta, “se os pássaros construíssem os ninhos de acordo com o modelo genético, os ninhos seriam construídos do mesmo jeito em todas as oportunidades.” Mas baseando-se nos resultados do estudo o próprio Patrick Walsh conclui, “os Tecelões-Mascarados do Sul mostraram variações fortes na construção de ninhos, revelando uma influência clara da experiência; mesmo para pássaros, a prática leva à perfeição”, em entrevista a BBC.

Fonte: jornalciencia

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta