Bom Jardim Notícias.com

Soros e vacinas. Qual a diferença.

Soros e vacinas. Qual a diferença.
O que são vacinas? O que são soros? Qual é a diferença entre soro e vacina?
Soros e vacinas são produtos biológicos, usados tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças. Por atuarem no sistema imunológico das pessoas, esse tipo de medicamento recebe o nome de imunobiológico.
 A diferença entre soro e vacina é basicamente a seguinte:
O soro já contém os anticorpos necessários para combater uma determinada doença ou intoxicação; a vacina contém agentes infecciosos que não provocam a doença (a vacina é inócua), mas são capazes de induzir o sistema imunológico do indivíduo a produzir anticorpos e evitar a contração dessa doença.
Dessa maneira podemos dizer: o soro cura; a vacina previne.
Utiliza-se o soro nos tratamentos de intoxicações provocadas pelo veneno de animais peçonhentos (aranhas, cobras, escorpiões, taturanas) ou pelas toxinas de agentes infecciosos, como os que causam a difteria, o tétano e o botulismo. Os anticorpos existentes no soro combatem a doença ou intoxicação e acabam curando.
Já as vacinas contém agentes infecciosos inócuos, que induzem o organismo da pessoa vacinada a produzir os seus próprios anticorpos antecipadamente, evitando assim, a contração de uma determinada doença. Isso acontece, devido a um mecanismo orgânico chamado “memória celular”.
As vacinas e os soros também diferem no processo de produção, veja como isso ocorre no artigo “Como são produzidos Soros e Vacinas no Instituto Butantan”Para saber quais são as vacinas e os soros produzidos e também para que serve cada um deles, consulte o artigo “Saiba quais são as vacinas e os soros produzidos pelo Instituto Butantan

Bibliografia:Instituto Butantan – Série Didática – Número 2 – Divisão de Desenvolvimento Cultural.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta