Bom Jardim Notícias.com

Ex-presidente Lula é diagnosticado com câncer

Ex-presidente Lula é diagnosticado com câncer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66, foi diagnosticado com um tumor localizado de laringe, informou neste sábado (29) o Hospital Sírio-Libanês. Segundo o hospital, o ex-presidente fez exames nesta manhã, quando foi identificado o tumor.

Segundo o Sírio-Libanês, Lula passará por tratamento com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. “O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial”, diz nota.

O portal de notícias G1 entrevistou o 

médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento. Segundo Hoff, Lula estava apresentando rouquidão acima do normal, o que o levou a fazer os exames e detectar o tumor. Segundo Hoff, o presidente pediu que sua doença fosse tratada “com transparência”, mas preferiu não revelar a quantidade de sessões de quimioterapia
pelas quais ele vai passar.

A laringe é um órgão situado na região do pescoço, com funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o uso do cigarro é a principal causa desse tipo de tumor.

A equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

No mesmo hospital foi tratada com sucesso a atual presidente, Dilma Rousseff, de um câncer no sistema linfático em 2009, e recebe atendimento atualmente o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, de uma doença similar a de Dilma. Nesse mesmo local recebeu tratamento durante 13 anos José Alencar, ex-vice-presidente de Lula, que morreu no início do ano após uma longa luta contra o câncer na região estomacal.

Globo

Artigos Relacionados

1 Comentário

  1. Sierra Terankaipivo
    16 de dezembro de 2011 às 16:44 Responder & darr;

    Franklin, que ocupou o cargo no segundo mandato do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fez um discurso assumidamente otimista sobre o horizonte da comunicaÃ

Deixe uma resposta