Bom Jardim Notícias.com

Em quanto tempo um brasileiro com câncer é atendido pelo SUS

Em quanto tempo um brasileiro com câncer é atendido pelo SUS

Após a divulgação do câncer do ex-presidente Lula, surgiram campanhas para que ele se tratasse no SUS, afinal, passou oito longos anos na presidência e ainda elegeu sua sucessora, com discurso de que a saúde melhorou absurdamente. Bem, não entrarei no mérito da questão. Só trago números que mostram quanto tempo o brasileiro comum com câncer, que não tenha condições de bancar um tratamento particular nem seja político que é bancado por nós nos melhores hospitais, demora para ser atendido no sistema público de saúde.

Segundo o TCU (Tribunal de Contas da União), em todo o ano de 2010, cerca de 60 mil pacientes não puderam fazer radioterapia, além de outros 80 mil que não puderam fazer cirurgia para extrair os tumores. Em porcentagem, 34% não conseguem fazer radioterapia e 53% não conseguem ser operados.

Em termos de quimioterapia o paciente precisa ser ainda mais paciente, já que em média precisa esperar 76 dias para fazer o procedimento. Bem mais que os 30 dias que é o prazo máximo recomendado pelo próprio Ministério da Saúde… Apenas 35% conseguem ser atendidos neste prazo de 30 dias.

Em termos de radioterapia a situação é ainda mais absurda: em média o paciente precisa esperar 113 dias e só 16% conseguem atendimento nos tais 30 dias recomendados pelo competente Ministério.

Este é o retrato da saúde de um país que engole mais de 1 trilhão de reais em impostos e se orgulha de ter ultrapassado economias como a da Itália e em breve a do Reino Unido, como se isso, na prática, tivesse feito diferença.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta