Bom Jardim Notícias.com

CHÁ DE SANTO DAIME COMBATE O VÍCIO EM DROGAS. SERÁ?

CHÁ DE SANTO DAIME COMBATE O VÍCIO EM DROGAS. SERÁ?

Esta semana o jornal Folha de S. Paulo publicou uma matéria interessante sobre o uso de alucinógenos, mais precisamente sobre o Santo Daime. O chá ficou famoso ano passado após o assassinato do cartunista Glauco, que tinha uma Igreja que seguia os rituais do Santo Daime e foi morto por um dos freqüentadores da Igreja. O assassino sofre de esquizofrenia. Pois bem, a reportagem contava sobre o uso desse chá por alcoólatras e usuários de drogas. Ao consumir o Daime, eles simplesmente deixavam o vício de lado. Mas será mesmo que esta tática para abandonar a dependência química funciona mesmo?

Não há nenhum estudo científico que afirma que o uso do Daime pode ajudar no tratamento contra o vício em drogas. Os médicos ainda estudam os possíveis efeitos dessa substância alucinógena no organismo humano. Este chá, também conhecido como ayahuasca, normalmente é utilizado em cerimônias religiosas ou seitas. As fontes ouvidas pela reportagem da Folha contam que deixaram de usar substância química após consumir o chá.

Como estes dependentes utilizam o chá em seitas religiosas, é bem possível que o Daime tenha um efeito psicológico. Afinal é muito comum que pessoas deixem se levar pelo momento religioso e ingiram o chá sem consciência. Coordenador da Divisão de Farmacologia e Toxicologia do CPQBA da Unicamp, João Ernesto de Carvalho, doutor em farmacologia, afirma que não há explicações científicas para o caso. “Sob o ponto de vista farmacológico, a pessoa teria de tomar doses diárias do chá, como se ele fosse um antidepressivo, o que não ocorre”.

Mas alguns especialistas afirmam que o chá pode vir a ser uma nova dependência química para os novos adeptos. O Daime pode proporcionar visões coloridas e perturbadoras, alucinações, diarréias, náuseas e vômitos. O psiquiatra Arthur Guerra da Faculdade de Medicina da USP reforça que o uso do chá não é apropriado porque coloca em risco a vida das pessoas. E o que você dessa polêmica leitor? O chá doSanto Daime ajuda a combater o vício em substâncias químicas ou será ele mais uma droga?

Fonte: Guilherme Freitas
saude@blogdacomunicacao.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta