Bom Jardim Notícias.com

Distrito de Umari (Bom Jardim) cria Comitê Pró-Emancipação Política

Distrito de Umari (Bom Jardim) cria Comitê Pró-Emancipação Política

No último dia 12 de novembro, um grupo de pessoas interessadas na emancipação  política do Distrito de Umari de Bom Jardim – PE reuniu-se na residência do odontologista Romero Carvalho para elaborar uma estratégia de movimento popular, que culmine com a independência política da citada comunidade. Entre os presentes estavam a vereadora Margarida do Sindicato (PDT) e a advogada Fernanda Souto Maior. Estiveram presentes também os líderes comunitários Cida da Farmácia, Gilda do Sindicato e Aderaldo da Aroeiras.

Fernanda Souto Maior, Cida e Margarida do Sindicato

Ficou decidido que dentre outras providências de caráter técnico e legal, haverá um circuito de debates nas comunidades que farão parte da geografia do novo município e que no dia 04 de dezembro haverá um ato público em frente à Escola Justulino, na Vila Umari, sede do 4º Distrito. Na ocasião todos serão convidados a assinar um abaixo-assinado que servirá como base documental para externar o desejo do povo do Umari em se tornar uma cidade livre e independente de sua cidade mãe, Bom Jardim – PE. O deputado José Maurício Cavalcanti (PP) e o vice-prefeito de João Alfredo Dimas Santos já confirmaram presença e são simpáticos ao movimento.

Segundo Romero Carvalho, nenhuma cidade emancipada no Brasil até hoje se tornou pior. Ao contrário, todas elevaram o seu índice de desenvolvimento e algumas se destacaram mais do que a própria cidade-mãe. Alguns exemplos são as cidades vizinhas que se emanciparam de Bom Jardim, como Surubim e João Alfredo. “Umari tem um potencial de crescimento inestimável”, afirma Romero. “Temos como nos transformar na porta de entrada do polo têxtil de Pernambuco, por diversos fatores, como a facilidade de implantação de novas indústrias do ramo, proximidade com as cidades que já exploram essa atividade e pela agilidade em escoar a produção pela PE 90”, frisou.

Na ocasião também foi abordado o tema “Eleições Municipais de Bom Jardim”. Parte do grupo discutiu a possibilidade de criação de uma terceira via independente para a disputa do ano que vem. No entanto, a vereadora Margarida Maria dos Santos (PDT) e a advogada Fernanda Souto Maior, que poderiam ser opções de uma nova vertente política, explicaram que hoje o Diretório Municipal do PDT está nas mãos do Coronel Rufino (PSB) por orientação do prefeito de Caruaru, José Queiroz, presidente estadual do PTD e que outros partidos independentes, porém sem expressão política, não se unem. O estranho é como alguém que não tem nada haver com a nossa geopolítica possa, apenas em nome de questões pessoais, interferir na liberdade de um grupo político pertencente ao seu próprio partido. No entanto, Romero Carvalho, também do PDT, entende que qualquer candidato que apoie o “Movimento Umari Cidade”, deverá contar com muitos votos e a gratidão dos mais de três mil eleitores do Distrito do Umari.

Fonte: Dimas Santos

Artigos Relacionados

1 Comentário

  1. João Pedro
    18 de novembro de 2011 às 05:55 Responder & darr;

    Margarida fica pulando de partido para Partido, sou Mais TUdo por Bom Jardim

  2. Lúcio Baratinha
    18 de novembro de 2011 às 12:06 Responder & darr;

    É uma pena não vermos nessa foto o amigo Manoel Caboclo, pois como ele bem me informou, esse não foi o primeiro e nem será o última encontro promovida por várias pessoas que conjuntamente com o amigo Manoel Caboclo vem fazendo movimentos, debates, encontros etc.. É muito importante ressaltar que o amigo Manoel Caboclo foi um dos primeiros a fazer o movimento em prol da Emancipação do Distrito de Umarim – anos atrás – e que não é de agora que esse movimento é feito! O mesmo me disse ainda, que estava no encontro juntamente com as pessoas da foto acima, entretanto me disse também da sua “INDIGNAÇÃO” por não aparecer na da foto publicada mesmo estando na reunião/encontro (palavras dele Manoel Caboclo). De toda forma que acredito que o encontro não deixa de ser mais um esforço das pessoas que nele estavam no sentido de contribuir com essa causa que é a Emancipação do Distrito de Umari, como disse antes, a muitos anos atrás vem sendo feito por muitas outras pessoas interessadas pelo assunto em tela. Não esquecendo JAMAIS que o amigo Manoel Caboclo foi e é um dos mentores desse debate, dessa questão e dessa importante causa que é a Emancipação de Umari !…

  3. Vital Cordeiro
    18 de novembro de 2011 às 13:28 Responder & darr;

    Parabens a equipe pró emacipação de Umari. Conte comigo, minha família mora na região e sinto-me representado pelo primo e filiado do Partido dos Trabalhadores em Bom Jardim Aderal do Farias, também Presidente da Associação de Moradores do Sítio Aroeiras.

    1. Dr. Romero Carvalho
      20 de novembro de 2011 às 23:00 Responder & darr;

      Muito obrigado pelo apoio Sr. VITAL CORDEIRO. Sua ajuda será de grande imortância para que a nossa luta logre êxito. Aderaldo Farias é um valioso companheiro de luta. Com o esforço de todos e ajuda dos deputados da ALEPE, desta vez, UMARI SERÁ CIDADE! Quem se revelar contrário a esse projeto, estará contra o povo do Umari e não merecerá nossos votos em 2012.

  4. Raimundo
    18 de novembro de 2011 às 22:44 Responder & darr;

    Será que realmente esse pessoal que tá lutando pela Emancipção daquela região estão na luta pela melhoria daquela comunidade ou já visam cargos políticos?

    Uma cidade emancipada vem uma série de cargos!

    Prefeito, vereador, secretários…

    É chegado tempo de política e muitos almejam 04 anos de mamata.

    1. Dr. Romero Carvalho
      20 de novembro de 2011 às 01:30 Responder & darr;

      MEU CARO RAIMUNDO NEM TODOS QUE FAZEM POLÍTICA SÃO POLÍTICOS (NA FORMA QUE VOCÊ GENERALIZA). NOSSA LUTA É POR UMA EMANCIPAÇÃO POLITICA LEGÍTIMA E FACTÍVEL. LOGICAMENTE SE DEPOIS DE APRECIADO TAL PLEITO LOGRAMOS ÊXITO, TEREMOS QUE ORGANIZAR AS VÁRIAS CORRENTES POLÍTICAS QUE NATURALMENTE SURGIRÃO PARA, DE FORMA DEMOCRÁTCA, SE TORNEM OS PRIMEIROS GESTORES MUNICIPAIS DO FUTURO MUNICÍPIO. PARA ISSO TERMOS QUE CRIAR CARGOS PÚBLICOS ELEITOS PELO POVO E NOMEADOS PELO MAIOR MANDATÁRIO MUNICIPAL, NO CASO O FUTURO PREFEITO (É ASIM EM TODO LUGAR). ESSE PROCESSO É LEGÍTIMO E TODOS QUE TEM ALGUMA INCLINAÇÃO PARA POLÍTICA TEM O DIREITO E O DEVER CÍVICO DE PARTICIPAR DESSE PROCESSO. MAS A DECISÃO É DE CRIVO POPULAR E CABE AO POVO ESCOLHER. SE O POVO DECIDE COLOCAR NO PODER OS “BEZERROS” DE SEMPRE (QUE ADORAM MAMAR) ENTÃO ESSE POVO MERECE COLHER O MAU FRUTO QUE PLANTOU. MUDANÇA FAZ BEM PARA A DEMOCRACIA E O SEU PESSIMISMO, SARCASMO E DESRESPEITO AOS QUE SE ESFORÇAM PELA MUDANÇA É LAMENTÁVEL. NÓS ESTAMOS FAZENDO ALGUMA COISA PARA MUDAR ESSE CENÁRIO ENQUANTO VOCÊ FICA PARADO FAZENDO CRÍTICAS DESELEGANTES E POUCO INTELEGENTE À PESSOAS QUE VOCÊ MAL CONHECE… ALIÁS QUEM É VOCÊ?

      EU SOU ROMERO CARVALHO, CIRURGIÃO – DENTISTA GRADUADO E PÓS-GRADUADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. ESPECIALISTA EM EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL, ORTODONTIA E ORTOPEDIA DA FACE COM CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PELA FOP – UPE E APERFEIÇOAMENTO EM DTM E DOR OROFACIAL PELA SL MANDIC CAMPINAS – SP. MILITANTE DAS CAUSAS ESTUDANTIS NA ÉPOCA DA FACULDADE, EX-INTEGRANTE DA UNE, EX-ACESSOR POLITICO DA SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE JOÃO ALFREDO (GESTÃO DE MARIA SEBASTIANA) E EX-COORDENADOR DE SAÚDE BUCAL DE BOM JARDIM (GESTÃO DE JOÃO LIRA). TRABALHO EM CLINICAS E CONSULTÓRIOS PARTICULARES DA NOSSA REGIÃO E OPERO EM HOSPITAIS DE RECIFE E CARUARU. SOU MEMBRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA DOR E DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO SONO E CONSULTOR CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR. SOU PAI, BRASILEIRO, PAGADOR DE MEUS IMPOSTOS, PRESIDENTE DO NÚCLEO ESPIRITA DO UMARI, EX-CONSELHEIRO TUTELAR EM JOÃO ALFREDO. OU SEJA, UMA PESSOA QUE APESAR DE MUITO OCUPADA AINDA ENCOTRO TEMPO PARA AGIR EM NOME DE UMA CAUSA POLÍTICA QUE PODERÁ BENEFICIAR TODA UMA COMUNIDADE. EU PODERIA MUITOBEM FAZER COMO VOCÊ QUE DEVE TER MUITO TEMPO OCIOSO… FALAR, FALAR E FALAR, SEM SAIR DO LUGAR!

  5. Amanda
    19 de novembro de 2011 às 00:14 Responder & darr;

    Parece que o negócio de Manoel Cabloco é APARECER. Se ele já vem lutando a tanto tempo para que Umari se torne cidade e nunca conseguio NADA, isso mostra apenas que ele fala muito e faz pouco. Parece menino chorão. Neste momento devemos nos focar na causa e não nas pessoas. Se Deus quiser e com a ajuda de pessoas sérias como a vereadora Margarida, Dra. Fernada e o Dr. Romero e outros lideres comunitários que não se preocupam só em APARECER, UMARI VAI VIRAR CIDADE! Quero ser a primeira a assinar o abaixo-assinado. Tenho orgulho de morar em Umari e em breve terei orgulho de ser cidadã UMARINENSE… Ah, acho que o Dr. Romero daria um ótimo prefeito… Quem sabe?

Deixe uma resposta