Bom Jardim Notícias.com

No futuro você verá seus e-mails através de sua lente de contato

No futuro você verá seus e-mails através de sua lente de contato

Pesquisadores dos Estados Unidos e Finlândia uniram forças para criar uma inovação no ramo das lentes de contato.

A lente já é chamada de “visão exterminadora”. O protótipo consegue traduzir informações de um computador diretamente sobre o olho humano, sendo testado com sucesso.

A pesquisa está apenas no começo, mas a intenção primordial dos cientistas é encontrar algum dia uma lente que seja capaz de estabelecer ligação com a internet, para que os usuários possam ler e-mails, enviar mensagens de texto apenas com o movimento dos olhos, além de controlar sua saúde e lhe avisar caso a “lente futurista” perceba algo de errado em seu organismo como aumento de temperatura ou doenças imperceptíveis.

A grande questão neste caso é o fato dos olhos não poderem enxergar imagens produzidas pela lente devido à grande aproximação. Outras lentes estão sendo criadas e testadas, contendo minúsculos prismas que ajudariam os olhos a focalizarem a luz, com imagens sendo exibidas em sua superfície, permitindo uma total visualização.

Testes foram feitos em coelhos, mostrando que a lente até o momento não causou nenhum efeito colateral ou irritação aos olhos. A tecnologia de transmissão Wireless precisa avançar, pois a lente só consegue captar sinais de rádio em distâncias de apenas 2 cm da base. Os cientistas querem encontrar até 2012 um modo de permitir que a transmissão ultrapasse os 2 metros de distância.

A foto abaixo mostra como a lente é formada: (1) chip de safira transparente especialmente cortado para os olhos humanos, (2) circuito integrado para armazenar energia, (3) antena de recepção de energia na forma de ondas de rádio, (4) metal de interligação, (5) polímero cosmético usado em lentes gelatinosas, (6) a imagem do número 6 está mostrando a estrutura da lente sobreposta em um objeto abaulado.

Foto: divulgação

O vídeo abaixo mostra que a ficção em filmes está mais próxima da nossa realidade diária:

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta