Bom Jardim Notícias.com

Como saber se estar com depressão

Como saber se estar com depressão

Considerada por muitos um mau moderno, a depressão nem de longe merece tal alcunha, uma vez que vem afetando a humanidade desde tempos imemoriais, uma doença que, inclusive, contribuiu para a literatura mundial sendo chamada de mal do século e levando e servindo de inspiração para vários poetas românticos como Alvarez de Azevedo e Lord Byron.

O que ocorre é que só a partir de agora surgiu o conhecimento e a consciência de que tal estado é uma doença que pode trazer prejuízos tanto à saúde física quanto à saúde psicológica do indivíduo. Ao contrário de outros tempos em que o sujeito depressivo era chamado de fresco, preguiçoso ou até mesmo apaixonado, hoje reconhece-se fatores os fatores neurológicos que desencadeiam tal doença e, sendo encarada como tal, é possível tratar e até curar os indivíduos afetados.

Para tanto, é necessário reconhecer os sintomas da depressão em fase inicial, de modo à procurar ajuda psicológica e psiquiatra o mais precocemente possível de modo a se evitar maiores transtornos. Naturalmente, tais sintomas são mais fáceis de serem notados por aqueles que convivem de perto com o indivíduo afetado, quando não pelo próprio indivíduo.

Sendo assim, caso suspeite que alguém próximo (ou mesmo você) esteja padecendo de depressão, continue lendo este guia Comofas sobre como saber se estou com depressão.

Sinais e sintomas da depressão

1)    Apatia: Muito mais que uma simples tristeza e desânimo normais, a depressão causa no indivíduo uma acentuada perda de vontade ou motivação para coisas simples como sair com os amigos, assistir um filme, praticar esportes ou escolher uma roupa nova. Além da perda de interesse por coisas mais sérias como trabalharestudar ou cuidar do relacionamento.

2)    perda de energia e desânimo (bem como os outros sintomas relatados logo mais à frente) costumam piorar ou aflorar em dias chuvosos ou nublados, inclusive, muitos casos de suicídio entre pacientes depressivos ocorrem em dias assim.

3)    Manifestações corpóreas desreguladas como tremores, palpitações, suor excessivo, dores nas costas, cabeça e estômago, além de disfunção intestinal e perda de apetite podem ser observados.

4)    Pensamentos ruins e idéias pessimistas permeiam o pensamento e a fala da pessoa depressiva, isso é claramente perceptível, é aquela pessoa que sempre consegue ver o lado ruim da coisa, então ela sempre encontrará motivos para ficar triste em ocasiões como natal, o próprio aniversário, etc.

5)    Falta de desejo sexual também é um sintoma recorrente no depressivo.

6)    Insônia ou vontade de dormir em demasia também são sintomas da depressão.

7)    Falta de cuidados pessoais com a higiene ou estética. A pessoa nesse estado não costuma se preocupar em cortar os cabelos, aparar as unhas, vestir roupas bonitas ou novas, entre outras coisas que somadas conferem ao depressivo uma aparência geral descuidada.

8)    Apego ao passado, tanto para coisas boas quanto para ruins. Esse sintoma se caracteriza pelo apego excessivos por erros cometidos no passado.

A presença desses sintomas justifica a busca imediata por ajuda psiquiátrica.

Fonte: http://comofas.com

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta