Bom Jardim Notícias.com

Surpreenda-se com 14 formas úteis de usar o micro-ondas

Use o micro para outros fins além de aquecer alimentos

O micro-ondas é um eletrodoméstico que facilita muito a vida da dona de casa, em especial quando ela precisa esquentar alimentos. Mas sua praticidade vai além das funções “descongelar”, “pipoca” e aquecer o almoço das crianças.

O site norte-americano Real Simple selecionou algumas maneiras de usar o micro-ondas para deixar o dia a dia ainda mais prático, rápido e eficiente.

Confira as dicas:

Desinfetar e desodorizar esponjas: não é preciso jogar fora a esponja da cozinha que ficou com cheiro desagradável, mas ainda está nova. Ensope-a de água com um pouco de vinagre ou suco de limão e leve ao micro-ondas por um minuto, utilizando luvas para removê-las do equipamento. A medida também serve para os paninhos que usou para enxugar o caldo de frango cru que escorreu pela pia.

Preparar o jantar em 10 minutos: é possível usar o eletrodoméstico para preparar qualquer tipo de refogado ou cozido, basta reduzir o tempo de cozimento em três quartos. Lembre-se apenas de pingar líquidos quando necessário, distribuir o calor e retirar o alimento um ou dois minutos antes de seu cozimento completo, já que o calor o fará terminar o preparo.

Desinfetar tábua plástica de cortar: lave-a bem, esfregue um pedaço de limão sobre a superfície e leve ao micro por um minuto.

Cozer batatas: fure toda a batata com um garfo e leve ao forno por dois minutos. Vire-a e cozinhe mais dois minutos. Para purê, aqueça o leite no micro-ondas antes de adicionar às batatas.

Amaciar açúcar mascavo: mantenha o açúcar em sua embalagem plástica, adicione pingos de água e aqueça em potência média por cerca de dez a 20 minutos.

Descristalizar mel: se o mel solidificou, cubra o pote e leve-o ao micro-ondas na potência média entre 30 segundos e um minuto.

Acelerar fermentação: 15 minutos no micro são capazes de acelerar o processo de fermentação de pães e massas que levem fermento biológico. Coloque a massa em um recipiente grande, cubra com plástico e disponha sobre um prato com água e abaixe a potência ao mínimo possível. Aqueça três minutos, deixe descansar outros três, aqueça três minutos novamente e descanse mais seis minutos.

Aquecer kits de primeiros socorros: o micro é usado para reaquecer café, mas também pode ser usado para aquecer pacotes de gel contra dores de cabeça e bolsas de água quente – contanto que não tenha metais.

Aquecer cosméticos: de cera de depilação as máscaras faciais, use o micro a favor da beleza poupando tempo e evitando sujeira.

Assar alho: no forno, leva 45 minutos, mas no micro-ondas, apenas oito. Corte a parte de cima da cabeça para expor os dentes. Disponha as cabeças em um recipiente com sal e pimenta, regue com azeite. Ponha 2 colheres (sopa) de água no fundo do recipiente, cubra com plástico e leve para cozinhar em potência média por sete minutos e meio. Espere alguns minutos antes de remover o plástico.

Cozinhar alimentos parcialmente antes de grelhar: economize tempo ao pré-cozer carnes e vegetais antes de assá-los.

Obter mais suco de frutas cítricas: limas e limões retirados da geladeira são difíceis de soltar o suco se comparados aos que ficaram na temperatura ambiente. Coloque-os 20 segundos no micro-ondas antes de espremê-los e se surpreenda.

Torrar castanhas e coco: em apenas ¼ do tempo que seria usado para torrar as castanhas no forno convencional, você consegue deixa-las crocantes e apetitosas no micro-ondas, em cerca de dois a três minutos de potência máxima.

Cozinhar vegetais: não é preciso usar água fervente para cozinhar vegetais no micro-ondas. Disponha os legumes em um recipiente, preferencialmente em camadas, cubra com plástico e cozinhe em alta potência. O tempo varia, mas cheque a consistência. Cogumelos e espinafre levam 30 segundos, enquanto cenouras, quatro minutos.

Fonte: Terra

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta