Bom Jardim Notícias.com

PE: dez condenados por desviar remédios em hospitais

 Dez funcionários de hospitais públicos do Recife foram condenados pelo Ministério Público Federal (MPF) por envolvimento em esquema de desvio de equipamentos hospitalares e remédios do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta segunda-feira (19). A fraude foi descoberta em abril do ano passado, em operação conjunta do Ministério Público Federal, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Até o momento, o MPF ofereceu denúncia contra 51 pessoas por ligação com o esquema criminoso.

Na época, foram apreendidas milhares de caixas com medicamentos, inclusive de tarja preta, com venda controlada. A ação consistia no desvio de produtos pelos funcionários, que trabalhavam diretamente com o material. Os produtos eram repassados e revendidos para empresas em várias cidades do Brasil, como João Pessoa (PB), Belém (PA) e Juazeiro do Norte (CE).

Onde agiam
Os dez envolvidos foram condenados à perda do cargo público, pagamento de multa e prisão por períodos que variam de seis a treze anos. Os crimes cometidos foram peculato – apropriar-se de bem, em razão do cargo, para proveito próprio ou alheio – formação de quadrilha e receptação dos medicamentos desviados por outros colegas. Os acusados atuavam nos hospitais Agamenon Magalhães, Restauração, Oswaldo Cruz, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas e Hospital das Clínicas, todos no Recife. A sentença é da 13º Vara Criminal. Eles ainda podem recorrer da ação.

Fonte: Magno Martins,

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta