Bom Jardim Notícias.com

Cubatão agora é cidade-irmã de Campina Grande, na Paraíba

Prefeita Marcia Rosa já sancionou o decreto. A parceria teve início quando uma comissão do Festival Danado de Bom visitou o São João de Campina Grande

Cubatão estreita ainda mais sua ligação com o Nordeste. A prefeita Marcia Rosa sancionou a lei que declara Cubatão cidade-irmã de Campina Grande, na Paraíba. A iniciativa tem por objetivo criar um vínculo entre os dois municípios que já têm características semelhantes: Campina Grande é considerada maior polo industrial do Nordeste, assim como Cubatão é para o Sudeste. As duas cidades também se parecem quando o assunto é Cultura, pois são conhecidas por se tornarem, ao longo do tempo, celeiro de talentos populares.

Para a prefeita Marcia Rosa, o decreto só afina um discurso que tanto ela quanto o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, adotaram desde o início dessa parceria que se tornou definitiva agora: “Acredito que através dessa identificação de “cidades-irmãs” vamos criar um vínculo até mesmo afetivo com Campina Grande, principalmente através da Arte, da Cultura Nordestina em si. Essa parceria só vem agregar valor ao Festival Danado de Bom que valoriza as raízes nordestinas dos moradores de nossa cidade”, disse a prefeita.

O prefeito de Campina Grande foi informado, por telefone, da aprovação do projeto de lei e ficou bastante feliz em ver a cidade que comanda valorizada pelo povo cubatense e espera estar presente no Festival Danado de Bom em 2012. Essa parceria entre Cubatão e Campina Grande teve início em março do ano passado, quando o secretário municipal de Cultura, Welington Borges, visitou o São de João de Campina Grande, trazendo ideias e know how desse grande evento para o Festival Cubatão Danado de Bom. Em junho de 2011, o secretário de Turismo da cidade paraibana, Gustavo Pontinelle, retribuiu a visita, sendo recebido pelo Chefe de Gabinete, José Carlos Ribeiro dos Santos.

Campina Grande – segunda cidade mais populosa da Paraíba, Campina Grande tem 400 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE. Posui uma agenda cultural variada, com destaque para o São João, considerado o maior do mundo, e que acontece entre os meses de maio e junho. Este ano, 2 milhões de pessoas acompanharam os 30 dias de Festa.

Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, contabilizando 16 faculdades e a presença de estudantes de várias partes do Brasil. Tem o segundo maior PIB entre os municípios paraibanos, representando 13,63% do total das riquezas produzidas naquele Estado.

Uma evidência de seu desenvolvimento nos últimos tempos é a indicação pelo Jornal Gazeta Mercantil como a cidade mais dinâmica do Nordeste e o 6º município mais movimentado do país. É considerada, ainda, um dos principais polos industriais daquela Região e o maior polo tecnológico da América Latina, segundo a revista norteamericana Newsweek.

Campina Grande também se aproxima de Cubatão por ser considerada um dos melhores locais no Brasil para se trabalhar e fazer carreira, de acordo com a Revista Você S/A que classificou Campina Grande entre um dos 10 municípios eleitos. Cubatão está na 19º posição neste ranking, divulgado em julho do ano passado.

Fonte: PB Agora

 Colaboração: Wendell Galdino

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta