Bom Jardim Notícias.com

O Galo já chegou no pedaço

O Galo já chegou no pedaço

O Galo da Madrugada já tem cor e forma. Ele terá 27 metros e será dourado e vermelho, com referência à obra do artista plástico de José Claudio, homenageado da folia 2012 do Recife ao lado do cantor Alceu Valença. O artista plástico, que criou cerca de 40 pinturas para embelezar o carnaval, foi incorporado à equipe coordenada pelo arquiteto Carlos Augusto Lira para produzir a cenografia. “Estou radiante em levar minhas obras às ruas, que são o lugar onde as pessoas conhecem os artistas populares”, declarou José Claudio.

“Estamos encerrando um ciclo, já que a decoração foi feita pela artista plástica Joana Lira nos últimos 10 anos”, explicou Carlos Augusto Lira. Para compor os elementos, os designers Isabela Faria e Lucídio Leão fizeram intervenções e colagens unindo várias obras.


As pontes ganharão alegorias referentes a obras de José Claudio, como frutas e pássaros. Vias de acesso aos polos, como as avenidas Rio Branco e Marquês de Olinda, no Bairro do Recife, além do Polo de Todos os Ritmos, no Pátio de São Pedro (bairro de São José), terão pórticos com 8,50 metro de altura. Outras vias de acesso ao Bairro do Recife terão nove bonecos gigantes de 7,50 metro.

No Marco Zero, onde fica o Polo Multicultural, haverá um dragão gigante vermelho e amarelo, com 9 metros de altura e 40 metros de comprimento, que soltará fumaça pela boca. O Polo Mangue terá decoração futurista e vídeo projetado na fachada do Paço Alfândega com pinturas de José Claudio. Já no Polo Áfro, no Pátio do Terço, pinturas dos orixás Iemanjá e Oxossi, da espada de Ogum, do tridente de Exu e da gamela de Xangô formarão a decoração.

A “Morena tropicana”, o “Diabo louro” e a “Belle de Jour”, mulheres cantadas por Alceu Valença, foram recriadas por José Claudio. As peças serão instaladas na Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife. O Polo de Todos os Frevos, na Avenida Guararapes, terá fitas e um rosto gigante de Alceu pintado por José Claudio. (Filipe Falcão)

Artigos Relacionados

1 Comentário

  1. Bráulio de Castro
    15 de janeiro de 2012 às 18:43 Responder & darr;

    Esse galo é frango!!!

Deixe uma resposta