Bom Jardim Notícias.com

Empresa lança o primeiro caixão biodegradável

Empresa lança o primeiro caixão biodegradável
 
Um caixão, ataúde ou esquife é um recipiente geralmente feito em madeira, apto para guardar um cadáver esticado em posição horizontal quando da ocasião de seu funeral e enterro. Possui tamanho variável função do tipo de cadáver que será abrigado: em função de idade (fetos e natimortos), peso (pessoas muito obesas) ou altura (crianças, portadores de nanismo ou gigantismo.
Normalmente, o caixão tem a cor da madeira do qual é feito. Entretanto, é comum haver caixões brancos para crianças e não-cos. É possível também Se a pessoa faleceu em função de doença contagiosa ou de AIDS, o cadáver é colocado em um caixão de zinco revestido com madeira.
Ultimamente têm sido confeccionados caixões para animais de estimação, enterrados em cerimônias que se assemelham às de humanos.Se a pessoa foi cremada, suas cinzas são guardadas em um receptáculo denominado urna cinerária.
Pensando exatamente neste cenário a empresa  Econatur, uma empresa hispano-andorrana, lançou o primeiro caixão biodegradável do mundo, que se dissolve na água em somente 24 horas e ao ser enterrado se desfaz em nutrientes orgânicos para o solo.
A proposta é resolver o problema criado pelo crescente abandono de caixões em mar ou em terra, depois de espalhadas as cinzas do morto. O caixão ecológico, que terá uma primeira remessa de dez mil exemplares, é feito de areia e gelatina, material que dá consistência e proporciona seu caráter biodegradável.
Na Espanha, duas de cada dez pessoas que morrem são cremadas, o que representa uma proporção de 20%, que continua crescendo, mas ainda está longe dos 98,7% do Japão e 72,1% na Grã-Bretanha ou 71,2% da Dinamarca.

FONTE: Terra curiosidades

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta