Bom Jardim Notícias.com

O seu batimento cardíaco poderá substituir a senha do seu computador

O seu batimento cardíaco poderá substituir a senha do seu computador

Milhões de pessoas esquecem senhas de cartão de crédito, login de redes sociais, números de documentos, etc. Isso pode estar com os dias contados.

O que você acha de usar seu coração no lugar de sua memória? Um novo tipo de criptografia irá utilizar as batidas do seu coração no lugar da senha que você nunca consegue lembrar. A tecnologia será útil, por exemplo, em pessoas que precisam manter o máximo sigilo de seus projetos. Neste caso, seu computador só liberaria a leitura do HD ou acesso ao computador se identificasse que o coração que está batendo na frente dele, seja realmente do dono da máquina.

Segundo o cientista Chun-Liang Lin do Hsing University Nacional em Taiwan, todos os nossos batimentos cardíacos seguem um padrão com características irregulares que, em nenhuma hipótese, se repete em outras pessoas. Com base neste tipo de informação única, o pesquisador está criando um sistema que consegue guardar suas informações, utilizando para isso o cálculo matemático da teoria do caos, motivado pelo fato de que minúsculas mudanças nestes batimentos podem levar a interpretações inacreditavelmente diferentes.

O sistema consegue ler as palmas das mãos com uma espécie de eletrocardiógrafo, indicando a singularidade do ritmo cardíaco, liberando a criptografia específica para a pessoa cadastrada. O plano inicial é usar o sistema em HD’s de computadores. O pesquisador possui planos de melhorar o sistema construído, para que a liberação de dados e acesso ao computador se dê com apenas um único toque.

A pesquisa completa será publicada na revista científica Information Sciences.

Fonte: http://www.jornalciencia.com – via bomjardimnoticias.com

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta