Bom Jardim Notícias.com

Você é um “puxa saco”?

Você é um “puxa saco”?

Pare e pense um pouco, alguma vez você já foi chamado de puxa saco? Ou melhor, alguma vez você já chamou alguém de puxa saco? Difícil hein? De cada 100 pessoas, podemos apontar no mínimo 99,9% que já se viram em uma dessas duas situações.

Puxa saco é um termo do qual ninguém quer ser chamado, pois, o mesmo se trata nos dias de hoje de uma ofensa, mas, o termo pejorativo de hoje nem sempre existiu e acreditem, Puxa

Saco já foi sinônimo de orgulho e trabalho muito duro! Houve um tempo onde você, caro leitor, ficaria feliz em ser um ou no mínimo comparado a um Puxa Saco.

Bom, vamos lá, vou explicar, voltando no tempo, para ser mais preciso no tempo do império, isto é, quando ainda éramos colônia de Portugal tudo que chegava ou saia de nosso pais era trazido ou mesmo levado pelas famosas caravelas( tipo de embarcação munida de velas e impulsionada pela força do vento…).

Bom, na época não existiam guindastes, nem equipamentos que auxiliassem no embarque e desembarque dos tais navios, restando apenas para essa tarefa a força braçal. Essa carga era depositada em sacos e vem dai o termo Puxa Saco, na ocasião, sinônimo de trabalho muito duro, homens carregavam e descarregavam navios levando sacos nas costas, o pagamento se baseava na quantidade de sacos puxados, por esse mesmo motivo muitos arriscavam a saúde puxando vários sacos ao mesmo tempo para aumentar um pouco mais o pagamento.

O que restou desse tempo para cá? Acho que somente o trabalho duro e a exploração da mão de obra, pois o termo que já foi motivo de orgulho, hoje não passa de uma ofensa moral, ofensa essa que pode ser discutida muitas vezes, pois alguns profissionais usam da mesma para justificar sua incompetência frente a vontade que predomina nos colegas que cumprem o seu papel de forma digna no competitivo mercado de trabalho atual. Em resumo, a inveja é dose meus amigos.

E então, você é, ou não Puxa Saco?

Fabio Lucio – Dimas Santos

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta