Bom Jardim Notícias.com

Respeitar a autoridade policial. Dever de todo cidadão.

Respeitar a autoridade policial. Dever de todo cidadão.

Em 11 de junho de 1825 o então Imperador D. Pedro I assinava o Decreto Imperial que criava a a gloriosa Polícia Militar de Pernambuco.  Começava a ser escrita a historia da PM de Pernambuco . De início, um corpo de Polícia que convidava a população a viver na tranqüilidade e em segurança.   Hoje sua missão está escrita nas entrelinhas da Constituição Federal do Brasil em seu art. 144 quando diz que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, e é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio através da Polícia Militar e do corpo de bombeiros Militares.

Os municípios brasileiros ,em sua maioria, passam por um momento tenso no processo eleitoral. Os nervos estão à flor da pele, a emoção em muitas situações prevalece sobre a razão criando uma situação favorável para o surgimento de conflitos como o que ocorreu no domingo passado no povoado de Umari, por ocasião de um evento político, quando conforme relatos, houve uma afronta a policiais que cumpriam o seu dever constitucional de manutenção da ordem publica. O desrespeito à autoridade policial foi tanta, que uma garrafa de bebida alcoólica foi violentamente lançada num oficial, que por pouco não foi atingido pelo artefato.

É preciso que haja o reconhecimento irrestrito por parte da população com relação ao trabalho realizado pela Polícia Militar. A autoridade policial deve ser respeitada e valorizada.

E como diz a canção da PM,

“Polícia Militar de Pernambuco!
Bravura e lealdade varonil
Jamais deixaram de cingir-te a fronte, (bis)
Na guarda e na defesa do Brasil.”

 

Assis Rodrigues

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta