Bom Jardim Notícias.com

Saiba os mitos e verdades sobre alimentos enlatados

Saiba os mitos e verdades sobre alimentos enlatados

Todos conhecem mitos sobre os mais diversos assuntos, pois é inerente ao ser humano difundir estas histórias, muitas vezes fruto de crenças populares. Com a alimentação não é diferente. Por isso a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) desmistifica os principais mitos que envolvem os alimentos enlatados.

Provavelmente você já ouviu que alimentos em lata causam botulismo, mentira. O bolutilismo nada tem a ver com a embalagem. É uma forma de intoxicação alimentar rara mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.
“A causa desse tipo de intoxicação está diremente relacionada ao processamento do alimento e como principal causador temos as conservas caseiras”, afirma Thaís Fagury, engenheira de alimentos e gerente executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço). É importante ressaltar que as conservas artesanais nunca são embaladas em lata de aço, pois o aço requer processo industrial sofisticado.
E quanto ao risco que dos enlatados para a saúde? Outro mito. Os alimentos envasados em latas de aço não só são saudáveis como, em alguns casos, têm mais valor nutricional que seu equivalente in natura. A lata preserva naturalmente todas as propriedades dos alimentos, sem necessidade de conservantes ou aditivos químicos. O sabor, as vitaminas, os nutrientes, as proteínas e tudo que existe de saudável são mantidos e o alimento continua fresquinho e saboroso.
Além disso, seu processo de fabricação destrói os micro-organismos e elimina em 99% os resíduos de pesticidas. E se você quiser ainda mais para saúde, aproveite todo o líquido da latinha, pois ele guarda grande parte dos nutrientes dos alimentos.
Outra dúvida recorrente é se a lata de aço realmente protege os produtos. A latinha de aço impede o contato dos alimentos com a luz e o oxigênio que deterioram algumas propriedades dos alimentos, acelerando reações químicas e alterando, por exemplo, sua cor e consistência. “Por isso, embalagens transparentes podem necessitar da adição de conservantes químicos, o que não acontece com os enlatados, que ficam totalmente protegidos”, explica Thais.
Mesmo se a lata estiver amassada não há problema algum em consumir o alimento, pois as embalagens são revestidas por uma película protetora que resiste a deformações. Porém não devemos consumir latas perfuradas ou estufadas.
Para saber mais sobre mitos e verdades dos enlatados, acesse http://www.abeaco.org.br/revistalataco.html.

Diário de Natal / Domas Santos

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta