Bom Jardim Notícias.com

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA DIA 21

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA DIA 21

No Nordeste, apenas a população da Bahia terá de adiantar os relógios em uma hora. Cearenses continuam de fora
A partir de meia-noite do próximo dia 21, a população das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e do Estado da Bahia deverá adiantar os relógios em uma hora. O Ceará, mais uma vez, está de fora da sistemática, que deverá gerar uma redução de custos com energia de 4% a 5% no País.
O principal objetivo da implantação do Horário de Verão é o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, o que proporciona uma substancial redução na geração da energia elétrica. Em algumas regiões, a duração dos dias e das noites sofre alterações significativas ao longo do ano, reunindo condições para a implantação da medida do período primavera-verão.
Horário de pico
De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ” o Horário de Verão reduz a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, que vai das 18h às 21h, quando a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico de consumo, denominado ´horário de ponta´”.
Na última edição, a economia foi de 4,6% (ou R$ 160 milhões), de acordo com o relatório da ONS. A diminuição é possível pelo fato de a parcela de carga referente à iluminação ser acionada uma hora mais tarde.
Desde 2008, o horário de verão inicia e termina em datas fixas, entrando em vigor a partir de 0h do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a 0h do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
Redução de custo
160 milhões de reais foram economizados na edição passada do horário diferenciado. Com isso, o uso de energia caiu cerca de 4,6% no País.

 diariodonordeste

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta