Bom Jardim Notícias.com

Viciados em internet passam cada vez mais tempo vivendo virtualmente

Viciados em internet passam cada vez mais tempo vivendo virtualmente

 

O comerciante Paulo Roberto Alves passa quase dez horas seguidas em frente ao computador. De tanto jogar online, ele já arrumou confusão com a mulher. “Ela veio, até querendo me dar umas vassouradas por causa do jogo, realmente, mas depois ela veio me deu uns beijos e ficou tudo bem”.

A diversão de estar conectado, seja jogando ou conversando com os amigos, pode deixar de ser saudável e passar a ser uma compulsão. Os psiquiatras comparam o vício em internet com a dependência em drogas.

A psiquiatra Analice Gigliotti diz que a chave para saber se há ou não um problema é identificar os prejuízos. “Primeiro quando a pessoa tenta diminuir o uso de internet ou parar de usar e se sente mal. Mal humorada, inquieta deprimida, ansiosa. Outro, quando ela começa a sentir que ela está precisando se conectar cada vez mais horas por dia mais tempo”.

Outros sinais indicam vício são: não dormir ou pular refeições para ficar conectado; ouvir reclamações constantes dos amigos e da família em relação ao tempo gasto com internet ou deixar de sair para ficar no computador.

Patrícia Moura é publicitária e não consegue ficar longe do celular nem quando está dormindo. “Se alguém me chamar em uma rede, por exemplo, tem um sinal sonoro eu acordo e vou responder”.

Ela tem 20 perfis em redes sociais e só pensa em postar, até em situações inusitadas. “O elevador deu um tranco entre um andar e outro e aí eu tive uma sensação de que ia ficar presa horas. A primeira coisa que eu pensei foi: nossa tenho bateria no celular e vou falar com meus amigos nas redes sociais. Em nenhum momento eu pensei em pedir ajuda imediatamente eu sim em falar com eles”.

Faça o teste e saiba se você é viciado em internet:

1– Você se preocupa com a internet; pensa sobre as atividades virtuais anteriores ou fica antecipando quando ocorrerá a próxima conexão?

2– Você sente necessidade de usar a internet por períodos de tempo cada vez maiores para se sentir satisfeito?

3– Você já se esforçou para parar, diminuir ou controlar o uso da internet e fracassou?

4– Você fica inquieto, irritado, mal humorado ou deprimido quando tenta diminuir ou parar de usar a internet?

5– Você fica online mais tempo do que pretendia originalmente?

6– Você já prejudicou ou correu o risco de perder um relacionamento significativo, emprego ou oportunidade educacional ou profissional por causa da internet?

7– Você já teve que mentir para esconder a extensão do seu problema com a internet?

8– Você usa a internet como uma maneira de fugir de problemas ou aliviar um humor desagradável, como impotência, culpa, ansiedade ou depressão?

Se você respondeu SIM para mais de cinco (05) perguntas, é considerado dependente de internet. 

Fonte – Globo.com

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta