Bom Jardim Notícias.com

Segurar xixi faz mal?

Segurar xixi faz mal?

Faz realmente mal segurar o xixi? Esta é uma dúvida que quase todo mundo já teve um dia, afinal todos nós já passamos por situações onde não dava para usar o banheiro e precisamos dar aquela seguradinha.
O que acontece é que a bexiga é um órgão que funciona como reservatório da urina. Ela possui um limite de capacidade, que varia para cada pessoa. Quando esse limite está prestes a ser atingido, surge a necessidade de eliminar o líquido, ocasionando a vontade de fazer xixi.
A urina serve para limpar a uretra, onde se acumulam bactérias. Portanto, quanto maior o tempo que uma pessoa fica sem ir ao banheiro, maior também é o risco de um problema posterior. Ficar sem ir ao banheiro muito tempo eleva a concentração de resíduos na bexiga, como ureia  cloreto de sódio (sal) e ácido úrico, que se tornam tóxicos após muito tempo retidos no organismo. Esse quadro propicia então a proliferação de bactérias no aparelho urinário, podendo gerar infecções nos rins.
Outro problema é a distensão da bexiga por muito tempo. Este problema pode causar lesão nos nervos que a controlam com isso pode causar dores e dificuldades para urinar.
Um aviso importante para as mulheres: Por estarem mais sujeitas a infecções urinárias, as mulheres são mais afetadas pela retenção da urina. O ato de urinar é uma das principais defesas contra as infecções urinárias, lavando a bexiga das bactérias indesejadas. Quanto mais uma mulher urina, mais se protege das bactérias, em geral intestinais, que podem proliferar na vagina e invadir a bexiga.

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta