Bom Jardim Notícias.com

10 perguntas interessantes sobre ‘Doar Sangue

10 perguntas interessantes sobre ‘Doar Sangue
1 – Doar sangue é seguro?
Sim.Todo o material usado para a coleta de sangue é individual, descartável e estéril. Não há nenhum risco do doador adquirir uma doença infecciosa com a doação de sangue.

2 – Quantas vezes eu posso doar sangue?

Homens podem doar a cada 60 dias e no máximo quatro doações num período de 12 meses; já as mulheres podem doar a cada 90 dias, máximo de três doações em 12 meses.
3 – O que é sangue universal?
Hoje sabemos que não existe sangue universal. Todas as pessoas têm características diferentes e por isso, quando necessitam de transfusão de sangue, precisamos fazer exames pré-transfusionais independente do grupo sanguíneo do doador e do receptor.
4 – Por que pessoas com peso inferior a 50 kg não podem doar sangue?
A doação de sangue, por definição, não deve afetar o bem-estar do doador. Um dos critérios utilizados com este objetivo é limitar o volume de sangue coletado de acordo com o peso e sexo do doador (9 ml/kg para homens e 8 ml/kg para mulheres). Além disso, é necessária a coleta de pelo menos 400 ml de sangue em cada doação.
5 – Doar sangue engorda ou emagrece?
Doar sangue não engorda e nem emagrece. Após a doação é fundamental a reposição hídrica, pois o volume de sangue retirado é reposto com a ingestão de líquidos. O peso não sofre alterações.
6 – Se eu doar, meu sangue vai engrossar ou afinar?
Não. O organismo controla perfeitamente a reposição de volume e de glóbulos vermelhos, mantendo-os sempre na mesma quantidade.
7 – Doar sangue vicia?
Não. Nada acontece caso o doador não faça novas doações. A doação é fundamental para quem precisa de transfusão, pois ainda não há substituto para o sangue.
8 – Quanto tempo é necessário para repor o sangue doado?
A reposição do volume retirado ocorre em 24 horas. Já a reposição dos glóbulos vermelhos, geralmente, ocorre em até quatro semanas.
9 – É necessário estar em jejum para doar sangue?
Não. O jejum pode favorecer a ocorrência de reações adversas na doação de sangue. O doador deve estar alimentado, e após uma refeição completa é necessário aguardar 2 horas para realizar a doação.
10 – Um repouso adequado é importante para realizar a doação de sangue?
Sim. É importantíssimo que o doador tenha tido um repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior à doação, pois o cansaço físico pode favorecer a ocorrência de reações adversas durante e/ou após a doação de sangue.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta