Bom Jardim Notícias.com

Por que os japoneses têm os olhos puxados

Por que os japoneses têm os olhos puxados

Há nessa questão dois equívocos muito comuns. Em primeiro lugar, não são somente os japoneses que apresentam essa característica. Em geral, toda a população oriental possui uma abertura menor das pálpebras.

Basta observar a fisionomia dos chineses, coreanos e tailandeses. Em segundo lugar, é impróprio dizer que os olhos são puxados, na verdade essas pessoas têm uma curvatura palpebral menor quando comparada à curvatura dos ocidentais.

A teoria mais aceita remete ao evolucionismo defendido por Lamarck (naturalista francês do século XIX). Acredita-se que essa determinação seja uma evolução genética presente nos indivíduos cujas etnias são oriundas de regiões muito frias do planeta. Dessa forma, a redução da fenda palpebral tem como função proteger os olhos das baixas temperaturas e intensa luminosidade provocada pelo reflexo da luz do sol na neve.

A neve reflete a radiação ultravioleta do sol, podendo causar uma espécie de cegueira momentânea e até mesmo catarata e lesões na retina, quando a exposição ocorre por um período prolongado. De acordo com a teoria de Lamarck, pessoas que adquiriram essa proteção sobreviveram melhor ao ambiente e a genética encarregou-se de transmitir essa informação para as gerações futuras.

Por isso, mesmo após milhares de anos de evolução, o “olho puxado” continua sendo uma marca para os povos orientais. É importante dizer que mesmo com a fenda palpebral reduzida, essas pessoas enxergam perfeitamente, não havendo qualquer fator prejudicial que afete seu poder de visão.

Fonte – http://www.soubiruta.blogspot.com.br

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta