Bom Jardim Notícias.com

O que acontece com a água do mar na maré baixa?

O que acontece com a água do mar na maré baixa?

Pra onde vai a água?
Quem costuma frequentar o litoral com certeza já reparou que ao longo do dia o nível do mar oscila entre maré baixa e maré alta, mas você sabe como funciona esse fenômeno da natureza e quais as suas implicações?

Ao contrário do que parece não é verdade que o mar “enche” e depois “esvazia”, o que ocorre é um deslocamento da água de um lugar para o outro. O efeito das marés é provocado pela aproximação dos astros com o campo gravitacional da Terra. A Lua, por exemplo, interfere diretamente no campo de gravidade do nosso planeta, provocando as marés vivas nas fases de Lua Nova e Lua Cheia, e marés mortas nas fases de Lua Minguante e Lua Crescente.
No período de 24 horas e 48 minutos, as águas do mar sobem e descem duas vezes. Podemos dizer que as marés são movimentos oscilatórios verticais e periódicos. As massas oceânicas localizadas nos pontos mais próximos à Lua sofrem aceleração e são atraídas para cima; quando a Lua se afasta, o movimento se desloca para outro ponto. A força de atração da Lua é a mais notória, mas todos os astros do sistema solar interferem nas marés.
Os movimentos da marés influenciam na pesca e na navegação.

SitedeCuriosidades.com

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta