Bom Jardim Notícias.com

MELECA, CATARRO, REMELA E A CERA. DO QUE SÃO FEITOS ?

MELECA, CATARRO, REMELA E A CERA. DO QUE SÃO FEITOS ?

Que tal darmos uma volta ao mundo das nojeiras. Meleca, catarro, remela e cera de ouvido, sabe de que são feitas ? Não ? Então, acompanhe esta postagem e fique por dentro deste mundo nojento.
Meleca Para barrar a entrada de corpos estranhos no organismo, as glândulas da mucosa do nariz produzem secreção transparente. Ressecada pelo ar que entra quando respiramos, esta secreção se transforma em várias catotinhas dentro do nariz. Cada meleca funciona como uma espécie de tela de proteção. Nelas ficam grudadas desde partículas de poluição, poeira e até bactérias.
Catarro Os pelos das vias aéreas, chamados cílios, empurram o melecão que se acumula no nariz para a garganta para que possa ser engolido. No caso de gripes fortes, algumas partículas escapam dessa gosma e seguem para os pulmões. Lá, as glândulas de defesa produzem uma secreção mais potente, o catarro. De volta à garganta, ele pode ser engolido ou escarrado.
 Remela Se for amarela, pode indicar a presença de bactérias nos olhos. Quando você fecha as pálpebras, a região fica quente e, beneficiada por esse efeito estufa, as bactérias se multiplicam. A conjuntiva – membrana que cobre a parte interna das pálpebras – age rápido para proteger os olhos, produzindo mais muco do que o normal e formando a remela, que se acumula no canto interno dos olhos.
  Cera Produzida pelas glândulas do canal auditivo, a cera conta com enzimas poderosas para atacar micro-organismos invasores. Por isso, nunca deve ser eliminada com o uso de cotonetes. Apenas o excesso aparente deve ser retirado da orelha.
 E aí, curtiu o mundo nojento das secreções ? Qual delas mais lhe chamou a atenção ? Exponha sua opinião através de comentários e prestigie esta postagem.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta