Bom Jardim Notícias.com

Confira a programação da 108ª Festa do Morro da Conceição

Confira a programação da 108ª Festa do Morro da Conceição

As comemorações para a festa do Morro da Conceição já tem data para começar. Entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, os fiéis de Nossa Senhora da Conceição poderão participar da 108ª Festa do Morro, que fica na Zona Norte do Recife. O tema deste ano é “Maria, Conforto e Esperança do Povo de Deus”.

A festa pretende superar o público das últimas edições, e chegar a 800 mil pessoas. As comemorações iniciam no dia 29 com a procissão da Bandeira, que sairá mais uma vez do Sítio da Trindade, seguindo pelas ruas do bairro de Casa Amarela em direção ao santuário. O novenário terá missas que acontecerão a cada duas horas, até às 14h do dia 8 de dezembro

Este ano, a homenagem do santuário vai para o Real Hospital Português e para Severina Paiva, conhecida pela comunidade como Dona Sevi, figura sagrada das ladeiras do Morro e acontecerá no domingo, dia 2 de dezembro, às 19h.

No dia 8, Dia de Nossa Senhora da Conceição, será a concentração para a procissão de encerramento que sairá do Marco Zero, bairro do Recife. Às 15h, a caminhada seguirá em direção ao Morro, culminando com a Missa Solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

História – A “Festa do Morro”, como é conhecida popularmente, teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição no Brasil em 1904, quando foi inaugurado o monumento a Nossa Senhora da Conceição.

Imagem – A imagem foi trazida da França em um navio em 1904, mede 5,5 metros de altura e pesa 1806 kg. Representa Maria Santíssima, toda vestida de branco e envolvida em um manto azul. Simboliza a passagem bíblica do livro do Gênesis (3,15), onde Deus diz: “Porei inimizade entre ti e a Mulher, entre a tua descendência e a dela. Tu lhe ferirás o calcanhar e ela te esmagará a cabeça”. A imagem mostra Maria de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração e uma cobra sendo esmagada pelos pés e tem sua face voltada para a igreja matriz, numa posição privilegiada, onde pode ser vista de várias partes do Recife.

Confira a programação completa em anexo.

Anexo:

http://static1.leiaja.com/sites/default/files/anexos/2012/11/08/programacao_festa_2012_ok.pdf

Fonte – leiaja.com

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta