Bom Jardim Notícias.com

Aula de matemática ensina como contar pessoas em uma multidão.

Aula de matemática ensina como contar pessoas em uma multidão.

As ruas do Recife ficam lotadas quando desfila o Galo da Madrugada, maior bloco de carnaval do mundo. Mas como os organizadores concluem que há 1,5 milhão de pessoas nas ruas? Na aula do Projeto Educação desta terça-feira (20), o professor de matemática Marcello Menezes ensina como fazer essa conta.

Walter Benjamin, comandante do Batalhão de Polícia de Choque de Pernambuco, diz que não há um cálculo fechado, mas uma estimativa. “Como o Galo ocupa várias ruas, eu não teria como medir todo aquele ambiente para dizer exatamente quantas pessoas estão ali naquele momento. Agora se fosse uma quadra, que dá para estabelecer quantos metros quadrados, a gente teria uma ideia mais precisa”, comenta.

Mas quantas pessoas cabem em um metro quadrado? Depende… A Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, está sendo construída para receber 46 mil pessoas, todas sentadas. Por isso, o espaço que cada uma ocupa é maior: 70 centímetros. “As cadeiras têm que ter um espaçamento para que a pessoa possa se movimentar sem incomodar o vizinho, podendo se levantar, sentar, lanchar. Precisa calcular em cada área, em cada ambiente, em cada acesso, as larguras, os comprimentos, para que o trânsit

Artigos Relacionados