Bom Jardim Notícias.com

Vagas para soldador: uma realidade em Pernambuco

Vagas para soldador: uma realidade em Pernambuco

Capacitação, qualificação, profissionalização. Essas são algumas palavras bem comuns nos últimos tempos em Pernambuco. Tempos esses marcados pela chegada de grandes empreendimentos no Estado, geralmente instalados no Complexo Portuário de Suape, na Região Metropolitana no Recife (RMR). Sem falar na escolha da cidade da São Lourenço da Mata, também na RMR, para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Diante de tantos acontecimentos, o mercado de trabalho começou a ficar repleto de demandas e quem almeja ingressar em uma das vagas de trabalho que surge, precisa se qualificar.

Para qualificar os pernambucanos, não são poucos os órgãos que oferecem cursos, oficinas, formações profissionais e técnicas, entre outras atividades. Uma dessas qualificações, que tanto é solicitada e apresenta necessidade de preenchimento de vagas, principalmente nos empreendimentos de Suape, como o Estaleiro Atlântico Sul, é a formação de soldador. É muito comum os veículos de comunicação e empresas divulgarem que existem inúmeras vagas para a função, e, nem sempre, os selecionadores encontram profissionais qualificados.

Em Suape, por exemplo, de acordo com informações do site oficial do complexo, já existem mais de cem empresas em operação, responsáveis por mais de 25 mil empregos diretos, além de outros 50 em implantação. Indústrias de produtos químicos, metal mecânica, naval e logística são algumas das áreas de destaque que tanto precisam de soldadores.

E, para quem se interessa pelo curso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Pernambuco, é um dos órgãos que oferece a formação. No momento, não há inscrições disponíveis para cursos de soldagem, mas quem estiver interessado em saber quando serão abertas inscrições, pode entrar em contato com órgão pelo telefone (81) 3202-9300.

O curso de soldagem

De acordo com o professor de soldagem do Senai do Cabo de Santo Agostinho, na RMR, Rodrigo Campos, o soldador é o profissional que atua na área metal mecânica, entre outras. A atividade de soldagem procura unir materiais, iguais ou diferentes, de maneira permanente, como metais, ferro, alumínio, entre outros.

“São vários processos dentro da área, como o eletrodo e o TIG, e o soldador pode atuar em toda a área metal mecânica”, explica o professor. Segundo Campos, o Estaleiro Atlântico Sul é um local que gera muita demanda por soldadores, bem como a Refinaria Abreu e Lima, também no complexo.

O professor conta que a maioria das pessoas que inicia a formação nunca teve contato com a profissão. “Eles chegam sem ter visto nada sobre soldagem e por isso trabalhamos primeiro a teoria e depois partimos para a prática. Nosso curso oferece a formação de soldador com qualificação”, fala.

Sobre o mercado de trabalho, Campos rebate os discursos de algumas pessoas que dizem que essa “onda” de contratação de soldadora vai chegar ao fim. “O mercado está muito aquecido e não é algo temporário, muitas empresas, mesmo após terem finalizadas suas instalações, ainda continuarão utilizando o trabalho dos soldadores”, opina o professor.

De acordo com Campos, a remuneração inicial de um profissional de soldagem é de R$ 1.900. Dependendo da empresa que esse profissional trabalha, bem como da qualidade da sua formação, essa quantia pode chegar em torno de R$ 6 mil. No Senai do Cabo de Santo Agostinho existem sete turmas por turno, com 20 alunos cada.

Engana-se quem acha que a profissão de soldador é apenas para homens. No curso do Senai no Cabo de Santo Agostinho, por exemplo, metade das turmas é preenchida pelo sexo feminino. Rafaela Tleite da Silva, de 22 anos, é uma das alunas.

Eu nunca imaginei fazer um curso de soldagem. Acabei entrando por causa de um amigo. No começo foi um pouco difícil, mas depois da teoria comecei a praticar e as coisas foram melhorando”, relata a jovem.

Rafaela conta que pretende trabalhar no Estaleiro Atlântico Sul, uma vez que a sua formação já está perto de ser concluída. “Estou achando o curso maravilhoso e logo vou começar a trabalhar como soldadora”, completa.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta