Bom Jardim Notícias.com

Vinagre tem 1001 utilidades

Vinagre tem 1001 utilidades

Vinagre...Ao longo da minha vida fui descobrindo, aprendendo e testando a utilidade do vinagre. É impressionante como funciona nas mais diversas situações.

Nota: Algumas dicas nós testamos e aprovamos, outras ainda não foram testadas por nós  em casa, recebemos as dicas por  alunas na ocasião que demos o curso para capacitação de profissionais do lar.

Na limpeza da casa:
Banheiros: Remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma quantidade razoável de vinagre branco puro com uma escova pequena, pode ser de dentes. Deixe agir por duas horas e depois lave o local com água e sabão.

Para limpar registros e as peças de louça use uma esponja macia embebida numa solução (50%) de água e vinagre branco.

Vidraças: Solução de vinagre branco e água morna limpa e não deixa riscos nem marcas, além de ser muito mais em conta do que produtos industrializados.
Vidros leitosos: Devem ser limpos com uma papa de vinagre branco e sal grosso.

Vaso sanitário: O vinagre branco é ótimo para desinfetar vaso sanitário.
Para limpar o chão: Jogue o vinagre puro e passe o pano. Remove toda a sujeira e ainda afasta formigas e moscas do local.

Manchas em tapetes: A cor do tapete volta a ser viva quando aplicada vinagre com água morna no local da mancha. Uma solução forte de vinagre protege o tapete persa das traças.

Sujeira no tapete: Coloque vinagre no local atingido pela sujeira e limpe depois de algum tempo.

Odores de animais: Para eliminar o cheiro de xixi e fezes dos bichos de estimação, aplique uma solução de dois terços  de água morna e um terço de vinagre branco. Logo em seguida, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.

Para tirar o cheiro de louças com odor impregnado: Coloque vinagre com um pouco de água nas louças antes de lavar.

Para tirar manchas de suor das roupas: Deixe-as de molho em água morna com vinagre.

Latão e cobre: Solução de vinagre e sal grosso dá novo brilho aos produtos.

Manchas de cera de vela na madeira: Amoleça com secador de cabelo no quente, remova com papel absorvente e em seguida limpe o móvel com um pano limpo embebido numa solução vinagre branco e água morna.

Manchas em tecidos: Solução diluída remove as manchas eficientemente. Manchas de chicletes ou desodorantes desaparecem se a peça for molhada com vinagre antes da lavagem.

Vinagre gelado para hematomas provocados por pancadas (sem ferimentos). Desincha o local machucado e evita o aparecimento de manchas roxas.

Compressa quente de vinagre com água e sal ajuda a minimizar a inflamação da garganta (2 colheres de sopa de vinagre e meio copo de água morna,fazer gargarejo 4 vezes ao dia).

Vinagre  para remover células mortas: Embeba o algodão e passe na pele, incluindo no rosto, remove gordura e células mortas.

Pra lavar as mãos: Tira o cheiro de qualquer coisa.

Para enxaguar os tênis: Na última enxaguada, tira todo o resíduo do sabão, não sendo necessário perder horas enxagüando o tênis, além de economizar água.

Um pouquinho no enxagüe das peças íntimas.
Na limpeza dos sapatos, evita o mofo.
Lustra móveis: Solução de vinagre, terebentina e óleo de linhaça em partes iguais eliminam riscos na madeira, servindo como lustra móveis. Nos móveis de madeira, devolve o brilho natural.

Plantas: escove seus vasos com uma solução fraca de vinagre e enxagüe. Os poros dos vasos ficarão limpos e irão garantir a passagem do ar, o que é muito bom para as plantas.

Flores: As flores duram mais tempo se você colocar duas colheres de sopa de vinagre branco e duas de açúcar.

Limpar talheres: coloque num recipiente com água, umas gotinhas de água sanitária e vinagre branco. Deixe de molho por toda noite, enxagüe no dia seguinte. Seus talheres ficarão brilhando!

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta