Últimas Notícias
Capa » AS MATÉRIAS DIÁRIAS » Destaques » Alimentos para combater a TPM

Alimentos para combater a TPM

Cólicas, inchaço, irritação e dores nas mamas. Toda mulher aente ao menos um desses sintomas durante o período menstrual. Saiba como combater esses sintomas consumido os alimentos indicados por nossas especialistas
 Para combater a prisão de ventre
Os alimentos ricos em fibras são grandes aliados. A ameixa, o mamão, a banana nanica e os cereais integrais são fontes dessa propriedade. “Esses alimentos ricos em fibra alimentar ajudam no bom funcionamento do intestino e têm o efeito laxativo que ameniza o desconforto abdominal sentido por muitas mulheres nesse período”, esclarece a nutricionista clínica Isadora Kaba Gomes, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP). A especialista indica o consumo de de água para manter o intestino sempre regulado.
Outros alimentos fontes: verduras e legumes crus, pães integrais, aveia, linhaça.
Para diminuir a irritabilidade e a depressão
Alimentos que possuem vitamina B6 atuam no organismo produzindo e liberando a serotonina, substância que melhora o humor e combate a dor de cabeça. “O salmão, fígado, aveia, nozes, banana possuem vitamina B6 que atua como co-fator das enzimas envolvidas no metabolismo de neurotransmissores, tais como a serotonina, aliviando a enxaqueca e diminuindo a irritabilidade.Também auxilia na redução das tonturas, acnes, enjoos, taquicardia”, explicam Sheila Basso, especialista em nutrição clínica pelo Ganep – Grupo Apoio Nutrição Enteral e Parenteral e especialista em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, e Silvia Shimura, especialista em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
Outros alimentos fontes: soja, nozes, leguminosas como a lentilha, e o chocolate meio amargo.

Contra retenção de líquido

Alguns estudos revelam que a alteração do nível de progesterona pode levar à retenção de líquidos e causar inchaço. Esse aumento de progesterona também pode ocasionar ganho de peso, dor de cabeça e dores nas articulações. “Recomenda-se alimentos diuréticos como algumas frutas, por exemplo, o abacate, abacaxi, framboesa, figo e hortaliças, além da alface, espinafre e salsinha”, indica Isadora.
Outros alimentos fontes: laranja, mexerica, uva, pepino, nabo e cebola.
 Sem dores nas mamas
Muitas mulheres se queixam de dores nas mamas no período que antecede a menstruação. Para combater esse desconforto, Isadora indica alimentos que contém a vitamina E. “Cereais integrais,nozes e castanhas, azeite de oliva, óleos de soja, girassol e gema de ovo. Alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6 como salmão, atum e linhaça também podem trazer benefícios como diminuição da cefaléia, das dores nas mamas e das cólicas menstruais” indicam as nutricionistas.
Outros alimentos fontes: gérmen de trigo e alimentos de origem vegetal.
O que evitar
Para diminuir ainda mais as dores que acompanham mensalmente as mulheres, as nutricionistas indicam quais são os alimentos que devem ser evitados. “Evite o consumo de embutidos como presunto, salame, salaminho, salsicha, alimentos em conserva e salgadinhos industrializados, pois eles contêm elevada quantidade de sal que propicia a reabsorção de água, causando inchaços”, explicam Sheila e Silvia.
 Cuide-se
Isadora ainda explica que é possível melhorar os sintomas de tensão pré-menstrual alimentando-se com uma dieta saudável e equilibrada. “Antes e durante o período menstrual, as refeições devem ser pequenas e frequentes, ricas em carboidratos integrais como arroz integral, germe de trigo e aveia, que contém, além de triptofano, vitamina B6. Esta vitamina também pode ser encontrada em vísceras, aves, atum, leite, leguminosas, cereais integrais, legumes e banana”, diz. Vale lembrar que “uma alimentação carente 6 pode predispor a mulher aos sintomas da TPM”.
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/alimentos-para-combater-a-tpm/1215/- Texto: Letícia Maciel/ Fotos: Shutterstock, Danilo Tanaka

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

%d blogueiros gostam disto: