Bom Jardim Notícias.com

O Catequista

O Catequista
{0A69B5C3-D6E9-4D07-A243-535587AEDB9E}_catequeseNas Paróquias, nas Comunidades urbanas ou rurais há homens e mulheres vivendo e anunciando o Evangelho para crianças, jovens e adultos, e que nas mais diversas situações, às vezes, com muitas dificuldades, reúnem um pequeno grupo de pessoas para lerem a Palavra de Deus e colocá-la em prática.
Temos, hoje, a consciência muito clara de que a catequese deve transformar as pessoas e a sociedade. Precisa atingir não só as crianças e adolescentes, mas também as famílias e, principalmente, os adultos.
Precisamos lembrar que a Eucaristia está no centro de nossa existência. É nela que celebramos o mistério central de nossa fé: a morte e a ressurreição de Jesus. Toda a catequese deve levar a transformar a nossa vida no Mistério Pascal. Morrendo com Jesus, viveremos também com Ele.
Ser catequista é ser capaz de ler a presença de Deus nas atividades humanas, é viver a experiência de descobrir o rosto de Deus, também nas realidades do mundo. É olhar o mundo com os mesmos olhos com que Jesus contemplava o povo de sua época.
Ser catequista é ser uma pessoa de espiritualidade e santidade. É colocar-se na escola do Mestre Jesus e fazer com Ele uma profunda experiência de vida e de fé. Ser catequista é vocação e missão. É um dom de Deus, mas que requer nossa resposta e nosso compromisso. É óbvio e nem se discute, então, que é necessário preparar-se continuamente, formar-se, para ser competente e dar testemunho.
O catequista é uma pessoa que busca constantemente cultivar sua formação. Somos eternos discípulos da vida e da fé. Ser catequista é ser pessoa de comunicação, capaz de boas relações entre as pessoas, para construir comunhão.
Canção Nova Formação / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana – http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta