Bom Jardim Notícias.com

Maracatu de Pernambuco poderá receber o título de Patrimônio da Cultura Brasileira

Maracatu de Pernambuco poderá receber o título de Patrimônio da Cultura Brasileira
O maracatu – uma das atrações do carnaval de Pernambuco – poderá receber do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o título de Patrimônio da Cultura Brasileira, a informação é de Célia Campos, diretor de Preservação Cultural da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe.
Um resultado positivo fará com que o Estado brasileiro passe a ser responsável pela valorização, apoio e fomento dessas expressões artísticas. Além disso, os bens seriam inseridos no Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. O frevo, hoje Patrimônio Imaterial da Humanidade, percorreu o mesmo caminho.
Manoelzinho Salustiano, atual vice-presidente da Associação Estadual dos Maracatus de Baque Solto, diz que a instituição já presta 24 anos de assistência aos grupos e, ao longo desses anos, todas as atividades foram pensadas com o cuidado de preservar a cultura do baque solto, o que só aumenta a participação das comunidades. “Começamos com 10 grupos, hoje são 110, que somam um total de 14 mil integrantes. Acredito que o fato de termos nos organizado em associação começou a abrir portas”, diz o filho do Mestre Salustiano.
MARACATU
Maracatu é um cortejo carnavalesco inspirado na tradição africana, com seus préstitos. O rei e a rainha desfilam sob um pálio e com uma boneca (fetiche) que é levada por “dama da corte”. Música cantada e dançada, ao som de instrumentos de percussão, sobretudo. A primeira atestação data de 1890. Alguns autores julgam-no um termo africano colocado sobre tupinismo [V. maracajá, macaratim, maracujá, maracutaia.]:”Meu maracatu é coroa imperial. É de Pernambuco – Ele é da casa real”.
Existe duas vertentes no maracatu:
Maracatu de baque solto/ maracatu rural.  S.m.  Também chamado caboclo de lança, tem sua origem no interior, no campo. Parece haver nele uma mescla de tradições africanas e indígenas.
Maracatu de baque virado/ maracatu nação.  S.m.  Tipo mais tradicional, representa as nações ou etnias africanas.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta