Bom Jardim Notícias.com

Maracatu de Pernambuco poderá receber o título de Patrimônio da Cultura Brasileira

Maracatu de Pernambuco poderá receber o título de Patrimônio da Cultura Brasileira
O maracatu – uma das atrações do carnaval de Pernambuco – poderá receber do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o título de Patrimônio da Cultura Brasileira, a informação é de Célia Campos, diretor de Preservação Cultural da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe.
Um resultado positivo fará com que o Estado brasileiro passe a ser responsável pela valorização, apoio e fomento dessas expressões artísticas. Além disso, os bens seriam inseridos no Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. O frevo, hoje Patrimônio Imaterial da Humanidade, percorreu o mesmo caminho.
Manoelzinho Salustiano, atual vice-presidente da Associação Estadual dos Maracatus de Baque Solto, diz que a instituição já presta 24 anos de assistência aos grupos e, ao longo desses anos, todas as atividades foram pensadas com o cuidado de preservar a cultura do baque solto, o que só aumenta a participação das comunidades. “Começamos com 10 grupos, hoje são 110, que somam um total de 14 mil integrantes. Acredito que o fato de termos nos organizado em associação começou a abrir portas”, diz o filho do Mestre Salustiano.
MARACATU
Maracatu é um cortejo carnavalesco inspirado na tradição africana, com seus préstitos. O rei e a rainha desfilam sob um pálio e com uma boneca (fetiche) que é levada por “dama da corte”. Música cantada e dançada, ao som de instrumentos de percussão, sobretudo. A primeira atestação data de 1890. Alguns autores julgam-no um termo africano colocado sobre tupinismo [V. maracajá, macaratim, maracujá, maracutaia.]:”Meu maracatu é coroa imperial. É de Pernambuco – Ele é da casa real”.
Existe duas vertentes no maracatu:
Maracatu de baque solto/ maracatu rural.  S.m.  Também chamado caboclo de lança, tem sua origem no interior, no campo. Parece haver nele uma mescla de tradições africanas e indígenas.
Maracatu de baque virado/ maracatu nação.  S.m.  Tipo mais tradicional, representa as nações ou etnias africanas.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.