Bom Jardim Notícias.com

O que é o stress e suas causas

O que é o stress e suas causas
Todos temos stress. Os nossos corpos estão preparados para sentir stress e reagir. Ele mantém-nos em alerta para evitar o perigo.
Mas nem sempre é possível evitar ou alterar as situações que nos podem causar um excesso de stress. Sentimo-nos presos e incapazes de alterar este sentimento. Quando o stress persiste, os seus efeitos criam desarmonia no corpo que enfraquece, perde resistências e pode adoecer.

As dificuldades de lidar com as pressões do dia-a-dia como aturar problemas financeiros, questões familiares, violência urbana, problemas no trânsito, mau relacionamento com colegas de trabalho ou chefes, possibilitam o aparecimento do stress.
A Organização Mundial de Saúde coloca os problemas cardiovasculares, sobretudo a hipertensão, em primeiro lugar na lista das doenças profissionais. Mas logo a seguir, surgem também as perturbações psíquicas e físicas directamente relacionadas com o stress, que atingem mais de 50 por cento dos trabalhadores.
De quem será a responsabilidade? A resposta pode estar nas exigências arbitrárias e abusivas da actual globalização da economia e o novo ritmo da nossa vida.
A chave para lidar com o stress é identificar os sintomas e as causas na sua vida e aprender formas de eliminar e reduzir este excesso de energia acumulada.

É PRECISO COMBATER O STRESS… ELE FAZ UM ESTRAGO…

O que é o stress?
Stress é a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras.
Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reacções que activam a produção de hormonas, entre elas a adrenalina.
O indivíduo fica em “estado de alerta” e em condições de reagir.
Em segundos as hormonas espalham-se pelas células do corpo, a respiração e batimentos cardíacos aceleram; sintomas denominados “reacção de luta ou fuga”. Ao acalmar-se, o corpo reequilibra- se, o que não acontece quando os efeitos do stress já são graves.
Stress é uma reacção a qualquer mudança que requer um reajustamento ou resposta da nossa parte. Podemos controlar o stress, porque afinal, ele tem origem na forma como lidamos e respondemos às situações “stressantes”.
Há ainda quem acredite que uma certa dose de stress pode ser um bom contributo para se trabalhar melhor. O stress permitiria manter as pessoas mais atentas e estimuladas.
Talvez seja verdade. Mas o stress também serve para criar angústia, tensão e receio de falhar. E quando atinge níveis excessivos, o stress pode mesmo ser o maior responsável por situações depressivas
O que causa o stress?
O stress pode ser causado por algo que requer uma adaptação ou mudança no nosso meio habitual.
O nosso corpo reage a estas mudanças com respostas físicas, mentais e emocionais.
Todos temos os nossos meios de reagir ás mudanças, por isso as causas do stress podem variar de pessoa para pessoa.
Mas existem causas comuns:
A morte
Multidões
Os congestionamentos de trânsito
Casamento
Gravidez
Prazos
Problemas judiciais
Mudança de emprego
Acidentes
Divórcio
Novo emprego
Reforma
Problemas financeiros
Doenças
Agressões políticas e socais
Se não estiver certo das causas exactas do seu stress, conheça alguns dos sinais de alerta do stress. Quando conseguir identificar esses sinais, vai conhecer a forma como o seu corpo responde aos mesmos. Só assim conseguirá controlar e evitar tais situações.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta