Bom Jardim Notícias.com

Seis dicas para evitar a barriga inchada

Seis dicas para evitar a barriga inchada

Sabe aquela sensação de má digestão e barriga inchada depois de uma refeição um pouquinho pesada? Como evitar isso?  A adoção de alguns hábitos simples pode prevenir esses probleminhas. Veja aqui seis dicas de Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde.

barriga-inchada

1. Coma pequenos volumes de alimentos
Quando comemos menos mais vezes ao dia, facilitamos o processo de digestão. Ao ingerir pequenos volumes, o estômago consegue produzir a quantidade necessária de ácido para o processo de digestão.

2. Mastigue bem
Já ouviu dizer que a digestão começa pela boca? Durante a mastigação, além de transformar o alimento em pedaços menores, você vai ativar as enzimas que digerem carboidratos e também dá tempo ao estômago para se preparar para digerir o alimento.

3. Coma devagar e evite bebidas gaseificadas
Quando comemos muito rápido, engolimos mais ar, que pode causar gases e estufamento abdominal. O mesmo acontece quando ingerimos bebidas gaseificadas.

4. Evite o consumo de líquidos durante as refeições
O pH do estômago precisa ser ácido para digerir os alimentos. Quando ingerimos líquidos durante as refeições, diluímos esse ácido, dificultando o processo de digestão. Os alimentos mal digeridos podem ser fermentados, causando gases e estufamento abdominal.

5. Faça sua última refeição aproximadamente duas horas antes de se deitar
Dormir com o estômago cheio pode empurrar a comida de volta para o esôfago, resultando em refluxo e desconforto.

6. Observe se tem alguma intolerância ou alergia alimentar
Gases e estufamento abdominal podem ser sintomas de intolerância ou de alergias alimentares. Intolerância à lactose, doença celíaca e alergia à soja podem causar desconfortos digestivos. Esses sintomas são reduzidos quando o alimento em questão é excluído da dieta.

A nutricionista Flávia ainda avisa que, se o problema persistir por mais de duas semanas, consulte um médico, ok!

Fonte: MdeMulher

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta