Bom Jardim Notícias.com

BOM JARDIM – PE: Carnaval de muitos ritmos.

BOM JARDIM – PE: Carnaval de muitos ritmos.

Não sou “axefóbico”, o sol nasceu pra todos: Trios Elétricos, paredões e quaisquer manifestações de som e ritmo, mas cultivo as tradições de um carnaval repleto de cores, alegria e, lógico, o FREVO genuinamente pernambucano. Penso que nada substitui uma orquestra e o velho e bom frevo que contagia, emociona e arrasta multidões. E na terra de ícones como: Capiba, Levino Ferreira e tantos músicos de renome nacional então, tudo a ver…

IMG_4986

O “Carnaval Levino Ferreira no passo dos caboclinhos”, nos meus doze anos de Bom Jardim foi certamente o melhor, mais participativo e organizado já realizado.

Desde a abertura em 23/02 com O Frango da Madrugada – Ano 20, seguido do 1º Baile à Fantasia ao som do Coral Levino Ferreira, Bloco Lírico Flabelo Encantado e OCTETO Orquestra, no Ginásio de Esportes e organizado pela Secretaria de Assistência Social, já nos dava uma idéia do que viria a seguir.

Entendo que as diversas reuniões promovidas pela Secretaria de Cultura com os organizadores de blocos, troças e as resistências iniciais às mudanças, definições e normas acordadas, hoje todos concordam que trouxe uma organização da folia nunca vista antes. Parabéns ao Secretário Edgar Santos e equipe.

IMG_4809

A extensa programação de 27/02 a 05/03 divulgada em folder, blogs e carro de som. Foram tantas bandas, blocos e atrações extras: Ed Carlos e Claudionor Germano, que foi um verdadeiro desafio a resistência dos foliões e impossível participar de tudo.

Quanto ao maior bloco penso que foi ”O Menino de Ouro”, mas seguido de perto pelo o Bloco da Torcida do SPORT e o “Vai Quem Quer” embora mereça destaque todos os demais blocos e suas belas musas. Acompanhados por crianças, jovens, adultos e idosos, mas principalmente um destaque para as mulheres bonjardinenses que capricharam e com sua presença e beleza encantaram e abrilhantaram o nosso carnaval 2014.

a (18)

O Prefeito MIGUEL BARBOSA e sua família alegremente foram vistos participando do carnaval nos diversos blocos junto a todos os bonjardinenses, que receberam as visitas do Deputado Estadual Aluísio Lessa e José Aldo dos Santos – Secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária.

Parabéns a cobertura dos diversos blogs e a parceria com a Rádio Cult FM com entrevistas com os foliões diretamente dos focos de folia, a Polícia Militar e segurança privada, os plantonistas no local da Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar.

Porém de tudo que vi e participei, nada me deu mais orgulho e impressionou que o Encontro Intermunicipal de Caboclinhos, Maracatus Rurais de Baque Solto, Burrinhas, Calus e Catirinas sediado pelo nosso município. A justíssima homenagem do Governo Municipal e Câmara dos Vereadores ao Mestre de Caboclinhos Pedro Braz de Oliveira (Pedro Cotó), foi de arrepiar… Na manhã de 04/03 toda população bonjardinense respirou a mais autêntica cultura pernambucana.

IMG_3660

Bem, o texto já está longo e logo mais todos escutarão o estampido das bombas anunciando as saídas dos Blocos: Os Aloprados (16h) com paredão, e Orquestras de Frevo no Bacalhau na Vara (19h30min) e finalmente, Os Abandonados (22h30), onde saem os que tiveram problemas de relacionamento pelos excessos na folia. É de amargar…

Por Sérgio Vieira de Melo.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta