Últimas Notícias
Capa » AS MATÉRIAS DIÁRIAS » Culinária e CHÁS » Os benefícios e as propriedades do chá aveia

Os benefícios e as propriedades do chá aveia

Utilizada em dietas diversas, a aveia é um cereal que tem propriedades e nutrientes importantes para o bem-estar e prevenção de doenças. Rica em vitaminas, proteínas, cálcio, magnésio, sílica e ferro, fortalecem o organismo, tornam os dentes e ossos mais fortes e previnem diversas deficiências provenientes da falta destes nutrientes. A grande quantidade de fibras presentes na aveia auxiliam no bom funcionamento do intestino, unem-se ao açúcar fazendo com que caia mais lentamente na corrente sanguínea – bom para diabéticos -, reduz o LDL, impedindo que as gorduras se depositem nas artérias, prevenindo desta forma doenças cardíacas e sendo bom para quem tem colesterol alto. É um alimento completo, energético para quem tem desgaste físico ou mental, e excelente para grávidas, pois ajuda no desenvolvimento do bebê na barriga da mãe.

Chá de aveiaFoto: Reprodução

Os diversos usos da aveia

Além da alimentação, a aveia pode ser usada para tratamentos externos também. Ela pode ser encontrata em forma de farelo, flocos e farinha, que podem ser usadas em mingaus, bolos, biscoitos e até mesmo chás.

O leite de aveia, feito em casa, pode ser usado para amaciar bolos, por exemplo. O resíduo proveniente do preparo, pode ser usado para enriquecer outras receitas, ou até mesmo hidratar a pele.

O chá de aveia

Indicado para pessoas com depressão, nervosas ou tensas, adultas ou crianças, o chá de aveia é conhecido como um excelente remédio caseiro, inclusive para insônia.  Ele favorece a concentração, alivia o nervosismo e ajuda a trazer o sono.

Para o preparo do chá, coloque meio litro de água em uma panela e leve ao fogo. Quando ferver, adicione duas colheres de sopa de aveia em infusão durante quinze minutos. Após este período, coe e consuma. A quantidade ideal para ser ingerida é de duas a três xícaras de chá por dia, quente ou frio.

O artigo Os benefícios e as propriedades do chá aveia faz parte do conteúdo doRemédio-Caseiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

%d blogueiros gostam disto: