Bom Jardim Notícias.com

PARA PERDER GORDURA, É MAIS EFICIENTE CORTAR NAS GORDURAS DO QUE NOS CARBOIDRATOS

PARA PERDER GORDURA, É MAIS EFICIENTE CORTAR NAS GORDURAS DO QUE NOS CARBOIDRATOS

As dietas ricas em gordura e pobres em carboidratos, ao estilo Atkins ou cetogénicas ainda são muito populares entre aqueles que procuram perder peso ou que, por vários motivos, consideram que devem seguir uma dieta pobre em glícidos.

Os próprios nutricionistas e dietistas têm opiniões divergentes em relação a este tema, sendo que uns sugerem que se deve cortar mais nas gorduras e outros nos carboidratos.

Mas qual será a mais rápida de perder gordura, com uma dieta pobre emcarboidratos ou pobre em gordura?

Um novo estudo analisou este tema e verificou que, em adultos obesos, a redução da ingestão de gordura proporciona uma maior perda de gordura do que a redução da ingestão de carboidratos.

O investigador líder do estudo, Kevin D. Hall, afirmou:

Caloria por caloria, a redução da gordura dietética resulta numa maior perda de gordura corporal do que a redução dos carboidratos dietéticos, quando homens e mulheres obesos têm a sua ingestão alimentar estritamente controlada.

O nosso estudo é o primeiro a investigar se o mesmo nível de redução calórica, reduzindo apenas a gordura ou restringindo apenas os carboidratos, conduz a diferentes perdas de gordura corporal em homens e mulheres obesos.

Para a realização do estudo, os investigadores recrutaram 10 homens e 10 mulheres com obesidade. A idade média dos participantes foi de 24 anos e o Índice de Massa Corporal médio era de 36 kg por metro quadrado.

Todos os participantes foram admitidos no NIH Clinical Center, onde permaneceram numa câmara metabólica durante 24 horas por dia. Toda a comida que eles ingeriram foi estritamente controlada e as suas atividades diárias também foram monitorizadas.

carboidratosTodos eles seguiram uma dieta estrita durante 5 dias, que consistiu em 50% de carboidratos, 35% de gordura e 15% de proteína, que lhes proporcionou o número exato de calorias que precisavam para manter o seu peso corporal.

Durante os 6 dias seguintes, os participantes foram, incluídos, de forma aleatória, em um de dois grupos, os quais receberam uma dieta hipocalórica, com -30% de redução de energia, que adveio da redução da gordura ou da redução redução dos carboidratos.

Após um período de 2 a 4 semanas, todos os participantes foram readmitidos e repetiram a mesma dieta de manutenção calórica durante 5 dias.

Aqueles que durante 6 dias tinham seguido uma dieta reduzida em gordura, passaram a seguir uma dieta reduzida em carboidratos, e aqueles que tinham seguido a dieta mais pobre em carboidratos, passaram a seguir a dieta pobre em gordura.

Os investigadores mediram a quantidade de gordura ingerida e a quantidade de gordura queimada, e a diferença entre elas determinou a quantidade de gordura que foi perdida pelo corpo durante cada dieta.

Em comparação com a dieta reduzida em carboidratos, a dieta reduzida em gordura conduziu a uma redução de 67% da gordura corporal. Este é sem dúvida alguma um valor bastante significativo.

Referência: Endocrine Society

http://www.musculacao.net/perder-gordura-mais-eficiente-cortar-gorduras-do-que-carboidratos/

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.