Bom Jardim Notícias.com

Mitos sobre o sêmen

Mitos sobre o sêmen

Dentro do mundo da sexualidade existem muitíssimos mitos, alguns verdadeiros e outros, pelo contrário, são falsos, puras especulações que têm passado de boca em boca. Em relação ao sêmen e o fato de o engolir quando se está fazendo sexo oral também se tem especulado de alguma foram e, de fato, atualmente existem pessoas que com dúvidas como por exemplo se o sêmen engorda ou se é mau para a saúde. Neste artigo do umComo vamos esclarecer de uma vez por todas alguns dos mitos sobre o sêmen mais difundidos na sociedade.

O que é o sêmen

Antes de falar sobre os mitos do sêmen queremos especificar em que consiste este fluído corporal que é fabricado pelo sistema reprodutor masculino e se expulsa pela uretra quando o homem ejacula. É composto por espermatozoides que se criam e crescem nos testículos mas, também, por plasma seminal, ou seja, um líquido que é produzido por diferentes órgãos e glândulas do organismo como a próstata, o epidídimo, as glândulas de Littré ou de Cowper, as vesículas seminais e os vasos deferentes.

Quando um homem está saudável apresenta um tipo de sêmen muito característico: tem um textura viscosa, um odor tipo cloro, um tom esbranquiçado e um sabor agridoce que pode ser alterado dependendo dos alimentos que mais se consuma, por exemplo, se comer muita carne tenderá a ser mais ácido e se come muitas frutas tenderá a ser mais doce.

No umComo damos-lhe algumas recomendações para que possa melhorar o sabor do sêmen.

O que é o sêmen

Mito 1: É toxico se o engolir

Falso

Se quando estiver fazendo sexo oral engolir o sêmen, não se preocupe: NÃO é tóxico. Este é um mito estendido na sociedade que é totalmente falso pois não contém nenhum agente nocivo nem prejudicial para a saúde. De fato fazer sexo oral e terminar ingerindo o sêmen é conhecido como “blowjob” e é algo com que muitos homens sonham.

Deve saber que o sêmen é uma substância orgânica que se digere no nosso corpo como se fosse um alimento qualquer. Não contém elementos tóxicos para o nosso corpo, pelo contrário: é rico em vitaminas que são boas para o funcionamento do corpo. No entanto, não o devemos considerar como um alimento porque a quantidade que ingere com cada ejaculação é ínfima.

Mito 1: É toxico se o engolir

Mito 2: O sêmen é bom para a pele

Verdadeiro

É verdade que este fluído é bom para a saúde da pele, fazendo com que possa estar mais hidratada e nutrida. Na verdade, existem alguns produtos cosméticos que usam o sêmen como componente mas, também é verdade que a sua presença no mercado é muito baixa. O motivo de ser bom para apele é que conta com alguns minerais como o sódio, cálcio, zinco, fósforo ou potássio que podem ajudar a melhorar a saúde da pele conferindo nutrientes interessantes.

Além disso, o sêmen é rico em proteínas com propriedades antioxidantes e adstringentes que fazem com que a cútis pode estar muito mais protegida com o passar do tempo, combatendo os radicais livres. Definitivamente, o sêmen pode conseguir hidratar e aumentar a elasticidade da pele.

Mito 3: Engolir sêmen pode contagiar DST’s

Verdadeiro

O sêmen é um fluído corporal que pode contagiar diferentes doenças e, assim sendo, se fizer sexo oral, estas bactérias podem entrar em contato com o seu corpo e contagiar-se com alguma DST. Devemos salientar que NÃO é necessário que engula o sêmen para poder contrair uma doença, basta praticar sexo oral e você ter uma ferida na boca, por exemplo, podem penetrar as bactérias ou os agentes infecciosos no seu corpo produzindo o desenvolvimento da doença no seu corpo.

Por este motivo é importante que, quando praticar este tipo de sexo, se proteja usando sempre um preservativo, a única medida que existe atualmente que nos pode proteger das doenças sexualmente transmissíveis. No umComo mostramos-lhe algumas medidas de segurança para fazer sexo oral.

Mito 3: Engolir sêmen pode contagiar DST's

Mito 4: Posso ter uma reação alérgica

Verdadeiro

Outro dos mitos sobre o sêmen é que a mulher que o ingerir pode desenvolver uma reação alérgica e sito é totalmente verdade. No entanto, devemos destacar, que não é uma situação muito comum mas que sim, é possível. Portanto, deve ser tida em conta. A reação corporal é causada pela proteína do sêmen conhecida como PSA e que pode ocasionar diferentes sintomas.

As reações costumam aparecer depois de ter entrado em contato com o fluído, ou seja, depois do ato sexual ou do sexo oral. Pode acontecer que os sintomas apareçam logo depois ou que demorem uns minutos a aparecer. Entre o sinais mais frequentes destacamos os seguintes:

  • Coceira e ardor na vagina ou boca
  • Inflamação da região vaginal
  • Sensação de comichão na boca ou vagina

No umComo temos um artigo em que lhe explicamos como saber se é alérgica ao sêmen.

Mito 4: Posso ter uma reação alérgica

Mito 5: Posso engravidar se engolir esperma

Falso

É completamente impossível engravidar engolindo sêmen. Não nos devemos esquecer ue para que possa existir uma gravidez é imprescindível que o espermatozoide fecunde o óvulo e esta situação só pode acontecer quando o fluído entra no corpo por via vaginal. Este é o único caminho possível que existe para que uma mulher possa ficar grávida, nem por via anal nem por via oral poderá acontecer.

Tenha em conta que quando engole o sêmen, este passa pelo esófago e é digerido como qualquer outro alimento, ou seja, pelo estômago. Assim sendo, não é possível que chegue até ao aparelho reprodutor feminino por via oral. Para engravidar é imprescindível que o homem ejacule dentro da vagina.

Mito 6: O sêmen engorda

Falso

Já referimos que o sêmen pode considerar-se um “alimento” no sentido de que contém minerais, gorduras e açúcares. Mas, no entanto, não podemos dizer que o sêmen engorda porque a quantidade que se ingere com uma ejaculação é tão pequena que nem sequer é benéfica para a saúde, por tão pouca quantidade não podemos engordar.

Menos de 1 calorias é o que nos confere o sêmen e, dependendo da quantidade que o homem ejacule, este dado pode variar e ser muito menor. Portanto, não se preocupe: o sêmen não engorda.

Mito 6: O sêmen engorda

Se deseja ler mais artigo parecidos a Mitos sobre o sêmen, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Sentimentais.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta