Bom Jardim Notícias.com

Dor na Sola dos Pés? Aprenda como tratar

Dor na Sola dos Pés? Aprenda como tratar

Na volta das férias de julho você inicia sua corrida e aí aparece uma dor aguda nas solas dos pés, parecendo uma pontada. Quase um mês parado, sem correr, como e o que será que aconteceu?

DorNaSolaDoPé1-370x260

Com o despreparo muscular, a sobrecarga aplicada nos nossos músculos e articulações durante as atividades esportivas são bem maiores. Com isso, muitas regiões do nosso corpo podem sofrer algumas consequências, entre elas a fascia plantar, responsável em sustentar os ossos dos pés e suportar o peso do nosso corpo.
Fasceíte Plantar     ———–>    Fasceite

A fasceíte plantar nada mais é do que a inflamação dessa fascia, causando dor, tensão e limitação nas atividades diárias e esportivas. O primeiro passo que devemos tomar, é diminuir ou parar com as atividades e procurar tratamento.

Na fisioterapia, o principal objetivo deve ser relaxar essa fascia com massagens profundas (liberação miofascial), mobilizar as articulações do pé para torná-las mais móveis, assim proporcionando um relaxamento dessa fascia, e por último, e fundamental, devemos realizar um trabalho de fortalecimento da musculatura de dentro dos pés (intrínsecos) para melhorar a estabilidade e reduzir a sobrecarga da fascia. Fortalecer músculos dos glúteos, coxa e perna também são fundamentais para o sucesso do tratamento.

Quando iniciamos cedo com o tratamento, o tempo de recuperação gira em torno de 4 semanas. Porém, em casos crônicos que a dor persiste por meses, podemos levar de 6 a 12 semanas de tratamento.

Conseguimos prevenir esse problema mantendo um bom trabalho de fortalecimento muscular dos membros inferiores. Lembrem-se sempre que, para correr, devemos estar preparados e não podemos correr para nos preparar.

A corrida, por mais simples que pareça, gera muito desgaste nas nossas articulações, ou seja, se não fortalecer, não devemos correr!!

(Fonte: André Nogueira – Formado em fisioterapia pela Universidade São Camilo, especializado em reabilitação e traumatologia e em preparação de atletas, pela Santa Casa de Misericórdia. Já atuou como fisioterapeuta de esportistas de futsal, futebol e outros esportes. Também é sócio fundador da ClubFisio – fundada em 2011, a clínica de fisioterapia atua nas áreas de ortopedia, esportes, traumatologia, atm e pilates. Com amplo espaço e fácil acesso, a empresa está localizada em uma das principais avenidas da cidade de São Paulo – Avenida Faria Lima, e conta com profissionais altamente qualificados. Além disso, a Club Físio realiza atendimento personalizado ao público da terceira idade, atletas profissionais e amadores e atendimento domiciliar).

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta