Bom Jardim Notícias.com

Os Benefícios e Orientações sobre Sexo na Gestação

Os Benefícios e Orientações sobre Sexo na Gestação
Nos dias atuais considera-se que a mulher grávida possa estar envolvida na sexualidade, mesmo com as alterações de seu corpo decorrentes do processo gestacional. Um estudo sobre a sexualidade mostrou que, durante a gestação, a disposição e o bem estar da gestante estão diretamente ligados com a vida sexual ativa durante este período. Fatores como sonolência, tristeza, culpa e medo em relação ao sexo, correlacionam-se negativamente na vida sexual do casal.

147086018419061084_ml
Existem evidências que o interesse pela atividade sexual apresenta leve declínio no primeiro trimestre, porém acentua-se no último trimestre de gestação, com variações de mulher para mulher.

Este artigo relata benefícios e orientações sobre sexo na gestação, afinal ele faz muito bem para a saúde e relacionamento.

Os benefícios do sexo na gestação
O sexo durante a gestação promove benefícios para a mulher e para o casal, desde que as práticas sexuais sejam realizadas de modo saudável e com adequada excitação e lubrificação vaginal para a mesma sentir prazer e satisfação sexual.
Alguns dos benefícios do sexo são:
Durante o orgasmo, o corpo libera endorfina, o que causa euforia, prazer, felicidade e humor, aumenta a sensação de bem estar e diminui a ansiedade;
Favorece a capacidade do sistema imunológico, melhora dores musculares, revitaliza células, músculos e pele;
O sexo frequente estimula a produção de testosterona, hormônio que atua no desejo e desempenho sexual, além de proteger coração e ossos;
O sexo saudável aumenta a autoestima e favorece a longevidade, criatividade, memória, rendimento intelectual, melhora do sono e aumento das percepções corporais.
Orientações sobre sexo na gestação
Algumas alterações físicas, doenças e preocupações podem prejudicar a vida sexual da mulher durante a gestação e comprometer a vida sexual do casal. Ela deve realizar acompanhamento com o médico Ginecologista e pode preparar seus músculos do períneo e seu corpo para a gestação, parto e pós-parto com o Fisioterapeuta.

Para algumas mulheres ocorre a diminuição do desejo sexual e lubrificação vaginal durante a gestação, isto pode acontecer devido aos fatores hormonais, alterações corporais ou ausência do prazer nas atividades sexuais do casal. E em consequência de alguns sintomas como dor na penetração, indisposição, cansaço, dor no baixo ventre e abstinência sexual.

Alguns casais diminuem a frequência das práticas sexuais por um dos conjugues acreditar erroneamente que com a penetração vaginal haverá lesão no bebê.

Orientações
As mulheres devem aceitar as mudanças corporais e não preocuparem-se com a estética neste período. O envolvimento emocional e físico delas nas relações sexuais é importante para que sintam prazer, e assim terem vontade de fazer sexo porque é gostoso.
Os movimentos com o pênis dentro da vagina não machucam o bebê e o casal pode realizar sexo até o dia do parto se está tudo bem com a gestação, seguindo as orientações médicas.
A mulher deve usar lubrificante íntimo para facilitar a penetração e evitar desconforto e dor durante o sexo. Este produto pode e deve ser utilizado no pós-parto durante o retorno das práticas sexuais até que seja necessário.
A grávida deve descansar e respeitar o limite do seu corpo, com cuidados posturais durante o sexo, assim como evitar fazer sexo quando estiver muito cansada ou sem vontade de realizá-lo.
Durante a gestação, a mulher deve evitar usar produtos que mudam de temperatura e vibram na vagina, devido as composições dos mesmos. Deste modo, previnem-se lesões locais e absorção de substâncias que podem ir através da corrente sanguínea para o bebê.

Alguns produtos sensuais contribuem para o sexo e saúde na gestação
Barra de Massagem Sensual Flowers Elegância: esta barra tem efeitos calmante, circulatório, anti-inflamatório e hidratante para a mulher receber massagem corporal durante as preliminares, para hidratar a pele e evitar estrias, assim como para receber massagem em regiões com tensão e dor muscular.
Massageador Peridell: promove a melhora da circulação, sensibilidade e força muscular do períneo e vagina. Contribui no relaxamento dos músculos vaginais e contribui para o parto, perda de urina, dificuldade de defecação, entre outros. Pode ser usado na gestação e pós-parto, com autorização médica.
G Point: capa com saliências que estimulam a circulação e sensibilidade da região do clitóris e entrada da vagina. Pode ser usada com o Peridell para intensificar o relaxamento local e diminuição da dor.
Inti Loob Neutro: lubrificante que favorece o deslizamento do pênis na vagina, evita dor e desconforto, facilita a penetração.
No próximo artigo iremos falar sobre o que é e como descobrir o Ponto G nas mulheres.

Fabiane Dell`Antônio é Fisioterapeuta Palestrante; Consultora da Empresa HotFlowers; Com participação de textos sobre sexualidade em Revistas, Sites e Jornais de circulação Nacional; Articulista do Site Desejo Oculto e Revista Fisiobrasil; Com Mestrado em Ciências da Saúde Humana – UnC / SC;  Especialização em Neuropsicologia e Aprendizado – PUC / PR; Especialização em Fisioterapia em Uroginecologia – CBES / PR  ; Especialização em Sexualidade Humana – USP / SP.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta