Bom Jardim Notícias.com

Conheça os alimentos que rejuvenescem a pele

Conheça os alimentos que rejuvenescem a pele

Muitos alimentos apresentam propriedades capazes de prevenir o envelhecimento da pele. Saiba quais são eles!
Engana-se quem pensa que o envelhecimento da pele só pode ser prevenido com cremes e tratamento estéticos caríssimos. A alimentação é parte importantíssima desse processo, já que muitos alimentos são considerados antioxidantes e combatem o excesso de radicais livres no organismo, principal causador do envelhecimento precoce da tez. “Quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidantes, ocorre o chamado ‘estresse oxidativo’. Esse ‘estresse’ pode ser combatido pelos antioxidantes, que são obtidos através da alimentação”, explica Thaís Souza, nutricionista da rede Mundo Verde.

cha_verde_interna

Porém, para desempenhar essa função, os alimentos precisam conter algumas propriedades antiaging, como a capacidade de absorção do radical oxigênio (ORAC), um potente antioxidante que cai como uma luva na hora de combater os radicais livres. Para Andréa Santa Rosa Garcia, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional, nosso papel é inserir na alimentação alguns desses nutrientes que terão a função de retardar esse processo: “Acrescentar no dia a dia, frutas, legumes e verduras, mesmo que possam ter um nível ORAC médio, já ajudam na ação antianging”, completa.

Gergelim: rico em antioxidantes, diminui os danos causados pelos radicais livres na pele. Recomendação: consumir 1 colher de sopa por dia.
Açaí (na versão sem açúcar e sem guaraná): rico em fitoquímicos como antocianinas e proantocianinas que são importantes antioxidantes. Recomendação: ingerir meia porção por dia (1/2 polpa).

Gojiberry: atualmente é considerada uma das frutas com maior potencial de antioxidação. Além disso, é fonte de vitamina C e zinco, ambos co-fatores da síntese de colágeno que dá elasticidade a pele. Recomendação: consumir 1 colher de sopa/dia: sucos, iogurtes, molhos para saladas e vitaminas.

Aveia: contém beta-glucanas, que diminuem o desenvolvimento da inflamação cutânea e o processo inflamatório que eleva o estresse orgânico e produz mais radicais livres. Recomendação: consumir 1 colher de sopa de aveia/ dia.

Geleia real: a geleia real é utilizada como alimento exclusivo para a abelha rainha. Seu consumo vem sendo associado à longevidade, pois enquanto uma abelha operária vive entre 30 e 40 dias, a abelha rainha pode viver entre 4 a 6 anos. As vitaminas C e E e o inositol presentes na geleia real, possuem ação antioxidante, atuam neutralizando a ação dos radicais livres e prevenindo os efeitos indesejados relatados. Além disso, os aminoácidos presentes na composição da geleia real podem auxiliar na síntese de colágeno, responsável pela sustentação da pele. Assim, este superalimento é capaz de combater flacidez e rugas, retardando o envelhecimento.

Frutas vermelhas: amoras, framboesas, morango, mirtilo, cereja, uva escura, cranberry, etc. são frutas vermelhas que apresentam alto teor de antioxidantes. Suas cascas de cores que vão de vermelho a arroxeado, são ricas em flavonoides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres.  Além dos flavonoides, esses alimentos também são ricos em vitaminas C e E, o que aumenta ainda mais o seu poder antioxidante.

Cacau: é rico em polifenóis e catequinas, substâncias de ação antioxidante que atuam no retardo do envelhecimento. O cacau pode ser utilizado em pó e também é encontrado em chocolates amargos com maior teor de cacau (30, 50 e 70%).

Chá verde: riquíssimo em catequinas e polifenóis, melhora a formação de colágeno e inibe o aparecimento de células cancerígenas na pele. Recomendação: ingerir de 3 a 4 xícaras de chá por/dia, de preferência longe das refeições e na forma infusa. Evite consumir o chá verde no período no turno pois possui cafeína e pode alterar o sono.

Óleo de coco e Óleo de Abacate: ricos em vitamina E, um potente antioxidante. Atua reduzindo o processo de envelhecimento das células.

Chia: os mais importantes antioxidantes encontrados nas sementes são o ácido caféico e ácido clorogênico.

Oleaginosas: as avelãs, nozes, amêndoas e castanhas possuem grandes quantidades de nutrientes antioxidantes que retardam o envelhecimento.

Suco de Uva Integral: fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva e que retarda o processo de envelhecimento.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/conheca-os-alimentos-que-rejuvenescem-a-pele/2986 – Reportagem: Camila Saipp – Foto: SXC

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta